A Prefeitura de Volta Redonda segue atuando na prevenção e manutenção da cidade na manhã desta quarta-feira (17), após os impactos provocados pela forte chuva – acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos – que atingiu o município na noite anterior (16). De acordo com a Defesa Civil municipal, entre 16h e 18h de terça-feira, choveu 26,6 mm, com ventos de até 40km/h, e o Rio Paraíba do Sul está 67cm acima do nível normal. Até o momento não houve registro de vítimas.
O trabalho para reduzir os impactos seguem com as equipes das secretarias de Ordem Pública (Semop) e Serviços Públicos (SMSP), juntamente com agentes da Defesa Civil e outros órgãos. No total foram registradas 24 ocorrências, sendo 14 quedas de árvores, uma de muro e outra de grade, além de quatro pontos de alagamento e quatro registros de destelhamentos, sendo o local mais afetado um Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) no bairro Volta Grande.
Outros bairros mais afetados pelos impactos da chuva foram: Vila Santa Cecília, Pinto da Serra, Barreira Cravo, Jardim Belvedere, São Lucas, Fazendinha, Santa Cruz, Siderlândia, São Sebastião, Vila Brasília e Santa Cruz.
Por conta da queda de energia elétrica em alguns bairros, algumas escolas e unidades básicas de saúde estão trabalhando para retomar o funcionamento normal. A concessionária de energia já foi acionada para o reestabelecimento do serviço.
Defesa Civil orienta comportamento seguro
Para esta quarta-feira, a Defesa Civil municipal informa que a previsão é de chuva com volume de 8mm, com ventos de até 10km/h. O coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira, destacou a capacidade de resposta da estrutura do município, ressaltando também a importância do ato e comportamento seguros em situações de fortes chuvas. Segundo ele, são orientações como evitar qualquer tipo de capina, escavações irregulares, construções irregulares; respeitar os dias de coleta do lixo; não criar obstrução em boca de lobo, bueiros e ralos para que o escoamento de água seja normal.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou a CAU (Central de Atendimento Único), no 156. E para receber os alertas da Defesa Civil por SMS, os moradores de Volta Redonda devem se cadastrar, enviando um SMS para o número 40199, apenas com o número do CEP de onde mora.