A Fazenda Florença em Conservatória, que produz cafés especiais, recebeu oficialmente nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, o resultado de um reconhecimento internacional da França. A ‘Medalha Gourmet’ no “11ème Concours International des Cafes Torrefies à L’Origine”, foi concedida ao proprietário da Fazenda, Paulo Roberto, pela qualidade de seu produto.
A cerimônia de resultados das premiações da Medalha Gourmet, na Categoria Amadeirado Poderoso com Degustação de Infusão, é organizada pela ‘Agence pour la Valorisation des Produits Agricoles’, no Espaço Altura em Paris. O evento reuniu especialistas internacionais que avaliaram nas últimas semanas, amostras de Cafés Especiais de várias partes do mundo, que foram inscritas no concurso.
Trabalhando, em meio aos pés de café, em sua rotina diária, Paulo Roberto (ao fundo) falou à Revista Acontece Interior, sobre esse prêmio.
“Ainda estou em estado de êxtase pelo resultado na França. A gente sempre acredita no que estamos produzindo na fazenda, mas um reconhecimento como esse, nos gratifica muito. Quero dividir essa medalha internacional com nossa equipe da Florença. Ela nos fortalece ainda mais, para seguirmos produzindo grãos tão especiais, que vem encantando os apreciadores pelo mundo. Muito obrigado a todos que acompanham e torcem pelo nosso trabalho” disse Paulo Roberto.
Não é a primeira vez que Paulo Roberto recebe prêmios pela sua produção. Em 2019, o Café da Florença foi escolhido, também por especialistas, o Melhor Café do Estado do Rio de Janeiro.
Vale do Café
A Fazenda Florença, em Conservatória, faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Café. Um projeto lançado em 2020 pelo governo do Estado do Rio, por meio das secretarias de Turismo, Desenvolvimento e Agricultura, além da Pesagro, com apoio do Sebrae.
Os prêmios e medalhas que a Florença vem recebendo, fortalecem também, outras ações, entre elas o Turismo Rural, desenvolvido na região pela SeturRJ. O assessor especial da secretaria e coordenador das ações no Vale do Café, Wanderson Farias, falou sobre a importância das parcerias do Governo do Estado com a região.
“É gratificante presenciar esses momentos e ver os bons resultados colhidos pelas propriedades que fazem parte do APL do Vale do Café. Um reconhecimento internacional, que vem coroar não só o belíssimo trabalho realizado na Fazenda Florença pelo Paulo. Impácta também, de maneira positiva, no projeto do Turismo Rural, tão defendido pelo nosso secretário Gustavo Tutuca. Me sinto honrado por ser esse elo da SeturRJ, aqui no Vale do Café”, disse Wanderson Farias.