Serviço de água e esgoto gera reclamações em Pinheiral

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Problemas com a concessionária são registrados desde o início de sua atividade na cidade

Por Lanna Silveira

Os moradores de Pinheiral estão insatisfeitos com o serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto oferecido pela concessionária Rio Mais Saneamento. Além das principais reclamações, que envolvem taxas abusivas de cobrança, interrupções constantes no abastecimento de água, estragos feitos nas ruas após obras da empresa e problemas no atendimento ao consumidor, a população do bairro Jardim Real ainda acusa a concessionária de estar desviando o abastecimento da água do bairro para sanar problemas de fornecimento do bairro vizinho – algo que estaria esvaziando as caixas d’água dos moradores quase diariamente e agravando o problema já existente de abastecimento.

Nos últimos 22 dias, os moradores do Jardim Real sinalizaram falta de água em dez datas diferentes. Os problemas de abastecimento já chegaram a se estender por dias consecutivos. Essa insuficiência no serviço é alvo frequente de críticas em grupos de conversa entre moradores nas redes sociais, que já planejaram mobilizações públicas em mais de uma ocasião, e entram constantemente em contato com agentes da Rio Mais para sinalizar os problemas e pedir por maiores explicações.

Segundo um morador, foi esclarecido pela equipe da empresa que o abastecimento de água do bairro estava, de fato, sendo fechado periodicamente, devido ao fato do reservatório estar esvaziando com rapidez. Tal justificativa, para os moradores, sinaliza a necessidade de investimentos para uma melhora no serviço do bairro, e causa preocupações para o futuro. “O bairro ainda nem está completo. Imagina quando tiverem mais casas ou quando chegar o verão, que o consumo dobra?”, indaga um morador. A população também questiona o fato dos períodos sem o recebimento da água nunca serem abatidos no total da conta.

Além de contatar a empresa, os moradores também já pediram o auxílio da Prefeitura para sanar o problema. Uma moradora alega que um membro da gestão pública explicou que não há como fazer uma quebra de contrato com a concessionária caso não haja uma série de provas concretas de que estes problemas estão ocorrendo. Ele ainda teria dito a ela que, segundo a Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro), não há nenhuma reclamação registrada no bairro Jardim Real – o que foi desmentido ao Correio Sul Fluminense pelos moradores, que enviaram vários protocolos de reclamação feitos ao longo do ano. No mais, o poder público mediará uma reunião da população com a Agenersa nos próximos dias 22 e 23, para que as demandas sejam passadas.

Problema antigo

As reclamações da população quanto ao serviço da Rio Mais já se estendem por anos em Pinheiral. Uma das questões enfatizadas pelos consumidores é a cobrança de taxa de 100% de consumo para o tratamento do esgoto, considerada “exagerada”. Parte dos moradores que já tiveram residências em cidades vizinhas, como Volta Redonda e Barra do Piraí, ressaltam que a cobrança nestes locais é mais barata e demonstram não entender o que justifica os valores altos em Pinheiral. “Quando eu morava em Volta Redonda, a minha conta chegava a cerca de 60, 70 reais. Em comparação, no último mês aqui em Pinheiral, a minha conta bateu 500 reais”, conta Danielle, que mora no Jardim Real há cerca de dois anos.

Alguns moradores também questionam se existe, de fato, um tratamento de esgoto sendo feito pela concessionária, alegando já terem visto, em diversas ocasiões, caminhões passando pelo bairro para recolher os dejetos. Outros valores impostos pela concessionária, como a instalação do hidrômetro e as contas de água em geral, também são questionados. O consenso da população é de que os altos valores não são compatíveis a qualidade do serviço oferecido pela concessionária.

Outra reclamação dos moradores diz respeito ao atendimento oferecido ao consumidor. Segundo relatos, os funcionários da empresa não conseguem resolver os problemas levantados pelos clientes – problema que se estende ao atendimento virtual -, e apresentam comportamento pouco ideal. Pessoas que já moravam na cidade antes da troca de concessão de abastecimento da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) para a Rio Mais alegam que o diálogo com a empresa sobre eventuais problemas de serviço era mais fácil.

O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a Rio Mais Saneamento para pedir o posicionamento da empresa sobre as reclamações dos moradores. Não houve retorno até o fechamento da reportagem; assim que enviados, os esclarecimentos da concessionária serão publicados.

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Correio Sul Fluminense

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