Por Redação
Um dos maiores circuitos off-road do mundo realizado em Angra dos Reis, no início do mês passado, ainda está repercurtindo na cidade da Costa Verde. Tudo por conta do valor que a prefeitura pagou para fazer o XTERRA Brasil: R$ 450 mil. A situação fica ainda pior quando as cifras pagas à X3M Entrenimento, pelo evento, de apenas um dia, é comparada à mesma competição, ocorrida na Ilha Bela, em São Paulo. Em terras paulistas, foram pagos R$ 250 mil. Quase metade do valor por dois dias do festival. O caso foi divulgado pela jornalista Danielle Afif, no portal “A Cidade Costa Verde”.
Realizado no Parque Mambucaba, com muitas aventuras na Serra da Bocaina, o XTERRA Bocaina teve provas de corrida (Trail Run 21K e 50K) e mountain bike (MTB XCM). O evento é “vendido” como uma forma de atrair não só os atletas, mas também seus familiares e amigos, e ainda movimentar o setor de turismo, por meios de hospedagem, além da frequência em bares e restaurantes.
Essa tapa XTERRA Bocaina tem o patrocínio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da TurisAngra, e integra o Calendário de Eventos do Município de 2025. “Além de movimentar a economia local, gerar empregos e atrair visibilidade nacional e internacional, o XTERRA contribui para mostrar ao mundo as belezas naturais e a infraestrutura que nossa cidade tem a oferecer”, destacou, na ocasião, o presidente da TurisAngra, João Willy.
O Correio Sul Fluminense tentou contato, neste domingo (14), com a prefeitura e a empresa responsável pela realização do circuito, mas não teve retorno. O jornal mantém espaço aberto para divulgar as posições, tanto da prefeitura quanto da empresa.
Várias modalidades
O circuito tem provas que incluem triathlon, trail run e swim challenge, focadas na conexão com a natureza e na superação de limites. Com mais de 20 anos de tradição, os eventos acontecem em paisagens naturais, como Ilhabela e Angra dos Reis, atraindo atletas e entusiastas de todas as idades.
O evento é um teste físico e mental, incentivando a superação de limites em meio à natureza. Com duas décadas de história, o XTERRA Brasil construiu uma comunidade de atletas e se tornou um marco nos esportes radicais no país.
As provas incluem:
nTriathlon: Natação, ciclismo e corrida.
nTrail Run: Corrida em trilhas.
Swim Challenge: Competição de natação em águas abertas.
nProva Kids: Competição infantil para a nova geração de atletas.