O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Paraty e Angra dos Reis (Stiepar), junto a Associação dos Empregados da Nuclep, convocaram os trabalhadores a participarem da audiência pública sobre a continuidade da usina nuclear Angra 3. O evento está marcado para acontecer nesta terça (16) na Câmara Municipal. O assunto, claro, é de interesse das entidades, já que a obra é vital para geração de empregos. “Para o Stiepar, a mobilização popular é essencial para pressionar pela conclusão de Anrga 3, estratégica tanto para a matriz energética quanto para o desenvolvimento regional”, afirmou nota.
Detalhes e outra audiência
As diretorias do Stiepar junto a representantes da associação da Nuclep chegaram, inclusive, a se reunir nesta sexta-feira (12) para alinhar detalhes que serão discutidos na audiência. Vale lembrar que a discussão também aconteceu na Câmara dos Deputados, em maio deste ano, pela Comissão de Minas e Energia, presidida pelo deputado federal Julio Lopes (PP). Na época, o encontro evidenciou a urgência pela decisão sobre a continuidade das obras da usina, que, mesmo paralisada desde 2015, ainda geram o custo de R$1 bilhão por ano.
Ferreti convoca moradores
Quem também fez questão de destacar sobre a importância da audiência, que será presidida pelo vereador Dudu do Turismo, foi o prefeito de Angra dos Reis, Claudio Ferreti. “Eu queria convidar a todos os moradores a estarem presentes. Essa audiência trata da segurança das usinas nucleares”, disse. O empreendimento, que iniciou suas obras em 1981, já tem mais de 60% concluído. Segundo a Eletronuclear, a estrutura deve passar por um novo estudo conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).