O empresário de Barra Mansa, Léo Santos, presidente municipal do PSD, com as bençãos do prefeito Eduardo Paes, acompanha de perto o debate sobre a reforma administrativa em andamento no Congresso Nacional. Segundo ele, o projeto, relatado pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), busca tornar a gestão pública mais eficiente e adaptada às demandas atuais, sem abrir mão da valorização dos servidores. Entre os pontos em discussão estão a regulamentação do trabalho remoto, a revisão de carreiras, entre outras.
‘Avanço necessário’, diz Léo
A expectativa é de que a proposta seja votada ainda em 2025, com implementação gradual a partir de 2026, o que permitirá tempo de adaptação para servidores e gestores. Para Leo, a reforma não é apenas uma pauta técnica, mas também social. “Um serviço público mais eficiente significa saúde, educação e segurança chegando de forma mais rápida e justa para a população”, disse.
Aumento de passagem
Uma ação popular movida pelo vereador Raone tramita na 3ª Vara Cível da Comarca de Volta Redonda e questiona a legalidade do aumento da passagem municipal aplicado pela Prefeitura e pelo MVR, responsável pela gestão do sistema. O vereador argumenta que o reajuste não teria cumprido requisitos legais previstos nas Leis Municipais 6.031/2022 e 6.468/2024 .