Por Lanna Silveira
Volta Redonda receberá a 11° edição da Parada do Orgulho LGBTQIA neste domingo (14), no Beco do Arigó, localizado na Vila Santa Cecília. O evento, que dura das 13h às 22h, celebrará a cultura da comunidade LGBTQIA local por meio de performances artísticas e discotecagens, promovendo um ambiente acolhedor para qualquer um que se alie à causa. As apresentações serão comandadas por um “line-up” de artistas locais: os DJs Gustavo Castro, Chris Moraes, Aliza, Henrix, Geñestrà e Coletivo Swave (Mau Senna e Harajuice); e as artistas Makaiylla, Tara Wells e PK Lopes.
Celebração tripla
A Parada LGBTQIA também oferecerá eventos de esquenta e “after” neste fim de semana. No sábado (13), a Disco Eleganza – Pré-Parada do Orgulho LGBTQIA será promovida no Centro Cultural CSN, a partir das 19h. A Pré-Parada acontece em associação ao Coletivo Najah, que promove a cultura ballroom na região Sul Fluminense. Quem comparecer ao evento presenciará apresentações da Legendary Imperatriz Lua Brainer, da Legendary Mother Ciara Laffond e de PK Lopes, multiartista local. Haverá, ainda, discotecagens dos DJs Geñestrà e Harajuice, com sets inspirados no disco e oldway noventista. A proposta do esquenta é celebrar a cultura ballroom, que faz parte da cultura das comunidades LGBTQIA e também representa uma forma de resistência social.
O after, por sua vez, será realizado no Auê House – o clube de maior representação da comunidade LGBTQIA local. A festa da noite contará com apresentações dos DJs Gustavo Castro, Lucio, Bella e Lilly Riúby, além da performance da drag queen Makaiylla.