Na noite desta terça-feira (9), o Partido dos Trabalhadores de Volta Redonda realizou o Encontro Municipal, que marcou oficialmente a posse do novo diretório e da executiva eleita no PED 2025. O evento, realizado no Sindicato da Construção Civil, reuniu representantes das três chapas que concorreram na eleição interna, incluindo Alexandre Habibe e Natália Lopes, num momento de união e reafirmação das lutas do partido.
O encontro também contou com a presença do vereador Raone Ferreira (PSB), que destacou a importância da militância de esquerda no Sul Fluminense e colocou seu mandato à disposição do apoio à reeleição do presidente Lula em 2026:
“Uma honra estar aqui com vocês, fiz questão de vir prestigiar e dizer o quanto é importante essa organização da nova executiva, do quanto estamos nos aproximando da luta para reeleger o presidente Lula ano que vem. E quero dizer que vocês podem contar com meu mandato, com a minha militância, com as minhas lutas e com o que mais pudermos contribuir.”
Durante o encontro, as falas convergiram para a preparação do partido rumo às eleições de 2026, ressaltando não apenas a necessidade da reeleição de Lula, mas também a prioridade de eleger deputados, senadores e governadores alinhados ao projeto de transformação social.
O presidente eleito do PT-VR, Marcos Araujo, destacou a emoção e a responsabilidade de assumir a presidência:
“Pra mim é um orgulho muito grande. Tenho 42 anos de filiação, nunca estive em outro partido. Foram muitas histórias, muitas lutas e caminhadas dentro do PT. Me sinto extremamente lisonjeado e, ao mesmo tempo, temeroso, porque é um grande desafio. Mas temos que enfrentá-lo de frente. E sabemos quais são nossos inimigos: os bolsonaristas e a extrema direita.”
O atual presidente, Zeomar Tessaro, que passou o bastão para Marcos, também falou sobre o significado do momento:
“Tivemos quase 600 companheiros e companheiras votando no PED, o que mostra que nossa militância está aguerrida e é nisso que devemos focar. Marcos é um companheiro que conheço há muito tempo e que sempre mostrou compromisso e dedicação com o partido. Agora ele tem a incumbência de movimentar a base, fazer com que Lula seja reeleito e bem votado em nossa cidade, e principalmente garantir que tenhamos mais nomes do PT eleitos nas próximas disputas.”
O Encontro Municipal simbolizou a união das forças internas do PT em Volta Redonda e a construção de uma agenda estratégica que reforça o protagonismo do partido na região Sul Fluminense.