A Prefeitura de Volta Redonda tem no orçamento participativo uma das ferramentas mais importantes para a destinação de recursos públicos, dentro dos princípios de governança. A partir da definição de prioridades por parte da população, o governo municipal realizou as obras de revitalização da Praça Esportiva e Área de Lazer Walter Santoro, no bairro Jardim Belvedere, que encontram-se na fase de finalização de serviços.
Segundo o Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda), responsável por fiscalizar a obra – que teve quatro meses de duração –, o investimento chegou a um total de R$ 275.874,50.
Dentre os serviços realizados estão a pintura da quadra e de sua estrutura; troca das grades de alambrado; pintura de meio-fio; poda de algumas árvores e raízes; pintura de canteiros e escadas; reparo de todo o guarda-corpo; pintura de muros e arquibancadas; capina; plantio de grama em alguns pontos; troca de telhas laterais da quadra; colocação de novas mesas; reparo de brinquedos infantis, como balanço, gangorra, escorregador; reparo de rampas de acesso à praça; e reparos de meio-fio.
O prefeito Antônio Francisco Neto destacou a importância do orçamento participativo para que as demandas da população cheguem até o Poder Público.
“Preparar um orçamento anual não é tarefa fácil, pois precisamos adequar as despesas à previsão de receitas. Porém, o mais importante é ouvirmos a população quanto às suas necessidades; são os nossos moradores que conhecem de perto os problemas de seus bairros, as melhorias que precisam ser feitas. Por isso, a participação das comunidades nas discussões do orçamento participativo é muito importante, pois é mais um mecanismo para fazermos de Volta Redonda a cidade em que sonhamos viver”, afirmou Neto.