O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, segue avançando com o mutirão de cirurgias aos fins de semana. Em mais um esforço concentrado dos profissionais, um total de 55 pacientes foram atendidos entre a sexta-feira (5) e sábado (6) passados, sendo a maioria deles para procedimentos oftalmológicos, ajudando a diminuir ainda mais a fila de espera para quem tanto necessita.
As cirurgias oftalmológicas atenderam a 50 pacientes. Na sexta-feira, a drª. Carolina atendeu a 22 pacientes, entre 41 e 76 anos, que foram submetidos a injeção intravítrea. Já no sábado, mais 20 pessoas, entre 40 e 87 anos, passaram pelo procedimento, que consiste na aplicação de medicamentos diretamente no vítreo (o gel interno do olho) para tratar doenças da retina como degeneração macular, retinopatia diabética e edema macular. Realizado sob anestesia local, é rápido e eficaz no controle dessas condições, prevenindo a perda de visão.
Mais oito cirurgias oftalmológicas foram realizadas pelo dr. Gabriel Lopes. Neste caso, oito pacientes, entre 60 e 75 anos, passaram pela vitrectomia posterior com perfluorocarbono líquido (perfluo), que remove o vítreo do olho para tratar descolamento de retina. O perfluo é aplicado temporariamente para estabilizar a retina, facilitando a recuperação visual após o procedimento.
Ortopedia
Outras cinco cirurgias foram realizadas por médicos-ortopedistas. Na sexta-feira, o dr. Flávio Reis, que também é diretor-médico do HSJB, realizou duas videoartroscopias de joelho esquerdo em pacientes de 53 e 55. No sábado, o dr. Túlio Coimbra atendeu a três pacientes, entre 57 e 72 anos; ele realizou duas videoartroscopias de ombro direito e uma videoartroscopia de ombro esquerdo.
Sobre os mutirões
Os mutirões de cirurgias, realizados geralmente aos finais de semana e feriados, permitem ao Hospital São João Batista aumentar o número de procedimentos para os moradores de Volta Redonda. Essa estratégia libera a agenda durante a semana para cirurgias eletivas agendadas e casos emergenciais, já que o HSJB é uma unidade de pronto atendimento.
“Temos batido, todos os meses, recordes de cirurgias no São João Batista. Para isso, os mutirões têm sido fundamentais. Agradeço a todos os profissionais envolvidos pela dedicação, pois, mais que números, estamos unidos na missão de levar mais saúde e qualidade de vida para nossa população”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.