A Secretaria de Educação de Resende abriu as inscrições para a etapa municipal do “II Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura”, voltado a professores do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino. Os interessados podem cadastrar suas práticas pedagógicas até o dia 5 de setembro, diretamente na unidade escolar onde o professor atua. Nesta fase inicial, caberá aos gestores das escolas analisar os trabalhos enviados e indicar os projetos que seguirão para a Comissão de Avaliação da Secretaria de Educação. Essa comissão ficará responsável por selecionar duas experiências que representarão o município na Etapa Regional do prêmio.
Metodologia do prêmio
As iniciativas inscritas serão avaliadas em duas categorias: Experiências de alfabetização (1º e 2º ano) e Experiências de recomposição das aprendizagens (3º ao 5º ano). Entre os critérios de análise estão a qualidade do relato, os efeitos da prática pedagógica, a aplicabilidade, o engajamento dos alunos, a interdisciplinaridade e a inclusão. Além de reconhecer e valorizar práticas pedagógicas inovadoras, o prêmio também tem como objetivo selecionar projetos que representarão Resende na etapa estadual, promovida pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro
Importância da ação
Para a rede municipal, a iniciativa é vista como uma forma de fortalecer o compartilhamento de experiências e contribuir para a melhoria contínua da aprendizagem. “A premiação é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos educadores da nossa rede. Além de incentivar práticas pedagógicas inovadoras, ela reforça o compromisso com a qualidade do ensino e evidencia o papel essencial que professores e pedagogos desempenham no desenvolvimento dos nossos estudantes”, afirma a secretária municipal de Educação, Rosa Frech.