Volta Redonda: fiscalização municipal fecha canil clandestino no bairro Siderlândia

Título do Post Incrível
Ação conjunta da Secretaria de Proteção e Defesa Animal e Patrulha de Proteção Animal e Ambiental foi realizada após denúncia. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) – e com apoio da Patrulha de Proteção Animal e Ambiental da Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), formada por agentes da Guarda Municipal (GMVR) – realizou nessa segunda-feira (1º) o fechamento de um canil clandestino no bairro Siderlândia. Segundo a SMPDA, a ação foi realizada após denúncia para o número 156 (Central de Atendimento Único); a fiscalização confirmou que o local não possuía licença para funcionamento e abrigava 24 cães da raça Spitz Alemão.

De acordo com a legislação municipal nº 4.924/13, a venda de animais sem os devidos registros e sem o cumprimento das normas legais é crime. Além disso, a fiscalização constatou situações de maus-tratos no ambiente em que os animais estavam confinados. O caso foi encaminhado à 93ª DP, que dará prosseguimento às medidas legais. Já os animais estão sendo avaliados e encaminhados para fiéis depositários (tutores provisórios), conforme determina a lei.

O secretário municipal de Proteção e Defesa Animal, Paulinho AP, reforçou a importância da participação popular nesse tipo de ocorrência. “É fundamental que a população denuncie ambientes clandestinos e o comércio ilegal de animais. A vida animal não pode ser tratada como produto de venda. Nosso trabalho é combater essas práticas e proteger o bem-estar dos animais em Volta Redonda”, afirmou.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique destacou a importância da criação da Patrulha de Proteção Animal e Ambiental, que participou da ação. “É um serviço recente, mas já demonstra resultados contundentes para a cidade. Essa ação, que resultou no fechamento de um canil clandestino, só foi possível graças à atuação integrada da nossa Guarda Municipal com a Secretaria de Proteção e Defesa Animal e, principalmente, à participação da população, que tem feito as denúncias. É fundamental que a sociedade continue colaborando, pois cada chamado recebido é tratado com seriedade e reforça nosso compromisso em combater maus-tratos e garantir a proteção dos animais em Volta Redonda”, disse Coronel Henrique.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.