Mutirão prevê quase 1,5 mil atendimentos oftalmológicos na Ilha São João 

Título do Post Incrível
Projeto Revi-VER fará mais 450 cirurgias de catarata, 80 de pterígio, 400 procedimentos yag laser, além de consultas pré e pós-operatórias, nesta semana. Foto: Divulgação

A etapa de setembro do projeto Revi-VER, implantado pela Prefeitura de Volta Redonda há pouco mais de quatro anos com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde), prevê 1.430 atendimentos oftalmológicos desta terça-feira, dia 2, até sexta, 5, na Ilha São João. Estão agendadas mais 450 cirurgias de catarata, além de 80 cirurgias de pterígio. Com mais esse mutirão de cirurgias, o projeto se aproxima das 24 mil cirurgias de catarata realizadas no centro cirúrgico móvel.

Também nesta semana, o Revi-VER vai realizar 400 capsulotomias com yag laser – procedimento oftalmológico para realizar a limpeza da lente intraocular implantada no olho durante o procedimento de remoção da catarata; 300 biometrias – consultas pré-operatórias e ainda 200 revisões após 30 dias da cirurgia.

Exames na Policlínica da Cidadania

Simultaneamente ao mutirão na Ilha São João, na terça, quarta e quinta-feira, dias 2, 3 e 4, o Instituto de Olhos Parolin, empresa contratada pela prefeitura para executar o programa Revi-VER e coordenar o serviço oftalmológico no município, vai ofertar 150 exames de OCT (Tomografia de Coerência Óptica), que permite avaliar as estruturas oculares e diagnostica diversos tipos de doença. Estão agendados 50 exames por dia na Policlínica da Cidadania, no Estádio Raulino de Oliveira (Estádio da Cidadania), no bairro Jardim Paraíba, onde funciona o Centro Oftalmológico de Volta Redonda.

Novos agendamentos

Moradores de Volta Redonda diagnosticados com catarata podem se inscrever no programa. Para isso, é necessário comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (UBSF) mais próxima da residência e apresentar o cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e encaminhamento para a cirurgia, que pode ser emitido tanto pela rede pública quanto pela rede privada de saúde.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.