MEP-VR se reúne com vereadoras e apresenta proposta de políticas públicas de apoio aos cursos de Pré Vestibulares Comunitários

Título do Post Incrível
As vereadoras receberam a proposta com entusiasmo - Divulgação/MEP

O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) participou nesta terça-feira (26), de uma reunião com as vereadoras Carla Duarte e Gisele Klingler, a reunião foi realizada na Câmara Municipal de Volta Redonda. O encontro teve como objetivo dialogar sobre a importância da presença feminina na política e discutir a criação de políticas públicas de apoio aos cursos pré-vestibulares comunitários.

Na abertura da reunião, conselheiros e estudantes do Pré-Vestibular Cidadão agradeceram às parlamentares, destacando a relevância da democracia com a participação ativa das mulheres. A antropóloga Lélia Gonzalez foi lembrada ao se citar a frase: “Na democracia as vozes femininas ganham força”.

Durante a reunião, o advogado e conselheiro do MEP, Pedro Paulo Vidal, ex-estudante do Movimento, ressaltou, embota pouca o avanço da representatividade feminina no Legislativo local: em 2020, nenhuma mulher foi eleita vereadora em Volta Redonda; já em 2024, duas parlamentares conquistaram mandatos, representando um crescimento de 9,52%, acima da média nacional, que passou de 16% para 18,2% no mesmo período.

Em seguida, Vidal apresentou a proposta do MEP para criação de uma Lei Municipal de Apoio aos Cursinhos Comunitários, inspirada em iniciativas federais. A ideia prevê mecanismos permanentes de fomento, incluindo recursos para alimentação, bolsas para os estudantes e professores, transporte e infraestrutura, de modo a fortalecer iniciativas populares que, desde os anos 2000, vêm sendo fundamentais para a educação e a inclusão, mas que enfrentam dificuldades diversas e encerram suas atividades.

As vereadoras receberam a proposta com entusiasmo, sugerindo a criação de uma comissão conjunta com o MEP e os dois mandatos, para aprofundar o debate e construir um projeto sólido a ser apresentado ao Legislativo. “O que vocês fazem é maravilhoso, vejo a força na fala de cada um de vocês. Trabalhos como este são fundamentais. Contem conosco”, destacou Carla Duarte. Já Gisele Klingler reforçou: “Muito importante a proposta de vocês, cria possibilidade de até apoio imediato e a longo prazo. Vamos trabalhar juntas para avançar nesta construção”.

Em nome dos participantes, Alana Freitas Bonfim de Carvalho agradeceu às vereadoras: “Valeu demais. O compromisso que vocês assumem é um sonho que será realizado para novos estudantes que estarão no MEP ou em outros cursinhos. Muito obrigada”. Já Esther Carvalho Fraga, de forma singela, também agradeceu: “Vejo como uma vitória, algo que vai ajudar na educação de muitos. Obrigada”.

Participaram do encontro: Pedro Paulo Vidal, Professora Nirlene Pirassol e Zezinho, conselheiros do MEP; Sônia e Lucas, das secretarias dos polos; além dos estudantes Gabriel, João, Daniel, Alana e Esther. O encontro terminou em clima de otimismo, com a expectativa de que Volta Redonda avance na construção de políticas públicas permanentes que fortaleçam a educação popular.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.