Volta Redonda vai sediar o 1º Festival de Capoeira da Juventude, nesta quinta-feira (28),a partir das 18h, reunindo mais de 12 grupos da região em uma grande celebração cultural.
O evento será realizado no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, e é promovido pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC)
Com a participação confirmada de mestres, contramestres e praticantes, o Festival promete movimentar a cidade com apresentações que valorizam a capoeira como expressão de identidade, resistência e tradição. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a capoeira será celebrada em um ambiente que une cultura popular, integração social e valorização da juventude.
A expectativa da organização é de reunir mais de 500 pessoas, entre atletas, familiares, moradores e visitantes. A estrutura do evento contará com o apoio da Guarda Municipal de Volta Redonda para garantir a segurança do público, além da distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, proporcionando uma experiência acolhedora e festiva para todos os presentes.
Importância
De acordo com o secretário municipal da Juventude, a realização do festival marca um momento importante para Volta Redonda. “A capoeira é muito mais que um esporte, é uma expressão cultural que carrega história e resistência. Realizar o 1º Festival de Capoeira da Juventude em Volta Redonda é um marco para nossa cidade, principalmente no Mês da Juventude, em que reforçamos o papel da cultura e do esporte na formação cidadã dos nossos jovens”, destacou.