Barra Mansa quer implantar curso com cães para atendimento a PCDs

Título do Post Incrível
Iniciativa deve ampliar políticas de inclusão no município - Divulgação/PMBM

Em reunião realizada na última semana, a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência de Barra Mansa, Luciana Alves, recebeu a coordenadora do Gepac – Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Serviços Assistidos por Cães – e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Vanessa Breia, para a apresentação do curso de extensão em Intervenções Assistidas por Animais com Cães.

A iniciativa busca proporcionar diversas oportunidades de capacitação para agentes públicos, com o objetivo de implantar um serviço de atendimento voltado a adultos, jovens e crianças nas áreas de saúde, educação e assistência social. A proposta visa qualificar os profissionais por meio de formação teórica e prática, preparando-os para atuar em Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) junto ao público atendido.

O encontro contou ainda com a presença de Grasielle Coimbra Rezende, coordenadora da Casa Azul; do fundador do Instituto Amor de Cão, o adestrador Carlos Sardinha; do inspetor Glécio Fabiano de Moura, da Guarda Ambiental de Barra Mansa; de Carlos Roberto Carvalho, o Beleza, da Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais; além de profissionais do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil).

A professora Vanessa Breia destacou que o curso já tem aplicação em esfera estadual e ressaltou a relevância de sua expansão para novos contextos, sobretudo diante da importância da compreensão da neurodiversidade.

— O projeto de serviços assistidos por cães, iniciado no âmbito estadual com profissionais da saúde, educação, segurança pública e assistência social, vem se consolidando ao longo dos últimos anos e agora chega a Barra Mansa. A proposta é ampliar esse trabalho para o nível municipal, qualificando equipes e oferecendo uma ferramenta inovadora que contribua diretamente para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência — frisou a coordenadora.

De acordo com a vice-prefeita Luciana Alves, o compromisso da administração municipal é transformar a iniciativa em uma ação estruturada.

— Nosso objetivo é colaborar de forma efetiva para que esta experiência se transforme em um projeto organizado, capaz de qualificar equipes, preparar servidores e ampliar o atendimento às pessoas com deficiência — destacou Luciana.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.