Secretário teria sido incluído indevidamente em investigação
O nome do coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, Secretário Municipal de Ordem Pública, foi citado de forma indevida em conversas interceptadas durante uma investigação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A informação foi dada pela prefeitura, por meio de nota, divulgada na manhã desta quinta-feira, dia 21, quando foi deflagrada uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
Os suspeitos, segundo o MPRJ, atuavam em diversas regiões do Estado, incluindo o Sul Fluminense, nas cidades de Volta Redonda, Valença, Barra do Piraí e Paraíba do Sul. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra 15 pessoas investigadas em um esquema de venda fraudulenta de Carteiras Nacionais de Habilitação.
‘Servidor de carreira e idôneo’
– O coronel Luiz Henrique é um servidor público de carreira, com histórico de dedicação, seriedade e compromisso com a segurança e a ordem de nossa cidade. Reafirmamos nossa confiança em sua idoneidade e na sua conduta ética ao longo de toda a vida profissional – afirma a nota da prefeitura.
Ainda de acordo com a nota, a prefeitura informa ter plena convicção de que a Justiça, de maneira célere e responsável, esclarecerá os fatos. “E afastará o nome de pessoas de bem de qualquer suspeita infundada”.
“O Coronel está à disposição das autoridades e de qualquer pessoa que deseje esclarecimentos, sendo o mais interessado em esclarecer tudo de maneira mais rápida possível. A Prefeitura reforça seu compromisso com a transparência e o respeito às instituições”, conclui.
Trajetória de trabalho e seriedade
Luiz Henrique Monteiro Barbosa começou o seu trabalho na Guarda Municipal de Volta Redonda ainda em 2009. Ele esteve à frente do cargo até 2016 e participou ativamente do projeto de criação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que acabou virando referência para muitas cidades da região e de todo o país.
Em seguida, comandou o 8º Batalhão da Polícia Militar, em Campos dos Goytacazes, onde obteve resultados positivos na segurança do município. Depois, foi nomeado para o Batalhão de Policiamento em vias expressas.
Em 2021, o prefeito Antonio Francisco Neto nomeou o então tenente-coronel PM Luiz Henrique Barbosa para a secretaria municipal de Ordem Pública, que engloba a Guarda Municipal e o Ciosp. No ano de 2024, trocou de patente. Foi promovido de tenente-coronel a coronel da Polícia Militar, onde ele está há mias 30 anos.
“Chego último posto da carreira da minha bicentenária Corporação, a PMERJ, a qual abracei por vocação há 30 anos”, disse Luiz Henrique, em uma rede social. “Um agradecimento especial a minha cidade adotiva: Volta Redonda, que me fez conhecer pessoas ímpares, sendo fundamentais nesse resultado”, disse, na ocasião, o coronel que nasceu no Rio de Janeiro.