Seminário apresenta ações voltadas para Angra, Paraty e Rio Claro
A apresentação das ações socioambientais desenvolvidas pela Eletronuclear nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro será realizada na próxima quinta-feira, dia 21, às 18h, no Cineteatro de Praia Brava, em Angra dos Reis.
Realizado em parceria com o Ibama, o Seminário de Devolução das Ações dos Programas Socioambientais da Central Nuclear de Angra é aberto ao público em geral e terá transmissão ao vivo pelo canal da empresa no YouTube. Também será possível enviar perguntas através do WhatsApp (24) 99856-0046. O evento faz parte do processo de licenciamento ambiental da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).
Serão expostos os programas e projetos implementados nas áreas de educação, saúde, saneamento ambiental, segurança pública e desenvolvimento local. O seminário também abre espaço para que a população tire dúvidas e dialogue diretamente com as equipes responsáveis.
Acesso de ônibus
Para facilitar o acesso ao evento, a Eletronuclear disponibilizará ônibus com saída de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro (no centro e também no distrito de Lídice). Os pontos de embarque serão sinalizados ao longo das estradas e os horários de saída dos pontos iniciais e trajetos já estão disponíveis no site oficial da empresa. O retorno ocorrerá ao final da programação. Não é necessário fazer inscrição para participar.
O ônibus de Angra partirá do Verolme-GDV às 16h e terá paradas no trevo de Angra, Japuíba, Belém, Santa Rita, Bracuhy e Frade antes de chegar ao evento. O de Paraty também sai às 16h da rodoviária da cidade parando em Barra Grande, Taquari, Tarituba, Prainha, Parque Mambucaba, Vila Histórica, Praia Vermelha e Barlavento.
Já a van que sai às 16h da Praça Fagundes Varela, em Rio Claro, irá parar apenas em Lídice. Os veículos ficarão cinco minutos em cada parada e os pontos de embarque serão sinalizados ao longo das estradas.
Etapa para licenciamento
“O seminário de devolução é uma etapa essencial do processo de licenciamento. Ele representa o compromisso da Eletronuclear com a transparência e com o diálogo com as comunidades do entorno. Ao apresentar os resultados das ações dos programas socioambientais, reforçamos a importância da geração de energia com responsabilidade e com atenção às necessidades locais”, pontua a chefe da Assessoria de Gestão Ambiental e Licenciamento (AGL.T), Carla Caetano.
A devolutiva pública é parte de um ciclo contínuo de comunicação. A edição anterior do seminário, realizada em 2023, contribuiu para ampliar o entendimento da população sobre o papel das ações dos programas socioambientais no contexto do licenciamento ambiental, reforçando o compromisso da Eletronuclear com o desenvolvimento regional e a preservação ambiental.