A comunidade hip hop de Barra Mansa e seus apoiadores promoverão uma manifestação para reivindicar a valorização do graffiti no espaço municipal nesta sexta-feira (22), a partir das 18h30, em frente ao Palácio Barão de Guapy. A mobilização se formou em resposta a um vídeo públicado na última semana pelo prefeito, Luiz Furlani, que equiparava a prática do graffiti a da pixação, apesar de ambas serem distinguidas na legislação nacional. O registro também expõe um artista de rua sendo detido e multado por grafitar em um muro da cidade.
Os questionamentos principais da comunidade abrangem o linguajar pejorativo do prefeito para abordar a arte urbana e o fato da legislação municipal abordar apenas a pixação, sem sequer citar o termo “graffiti” e suas condições de autorização e proibição. O grupo considera que tais atitudes representam uma tentativa de criminalizar e atrair desprezo ao graffiti, que é legalizado desde 2011.
A mobilização recebe o apoio de coletivos como a Roda de Rima de Volta Redonda, Batalha do Cem, Batalha da Torre, Batalha Central e o Mutirão de Graffiti 024.RJ. Além do ato, membros da comunidade estão levantando arrecadações para ajudar o artista multado a pagar a multa aplicada pela Guarda Municipal, que tem o valor de R$ 5 mil.