Inauguração oficial da nova Unidade acontece nesta sexta-feira (22) com a presença do prefeito Neto, alunos e autoridades da cidade
A Estácio ampliou sua presença em Volta Redonda e vai inaugurar oficialmente seu novo campus na cidade, localizado no bairro Aterrado. Estrategicamente posicionada – próximo à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores, a nova Unidade irá oferecer metodologias de ensino presencial e semipresencial em uma área ampla com ambientes climatizados e projetados para proporcionar mais conforto aos alunos. A cerimônia de inauguração oficial do campus acontecerá nesta sexta-feira (22), a partir das 11h, e contará com a presença do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto; além de colaboradores e estudantes da universidade e autoridades da região.
“Esse será um momento para que todos conheçam as novas instalações da Estácio Volta Redonda e vejam de perto os investimentos feitos em prol do desenvolvimento da população local. Com essa expansão, a Estácio consolida sua presença na cidade, que é uma das principais e mais importantes da região Sul Fluminense. É um momento de transformação para a Estácio em Volta Redonda e que demonstra que o cenário local vem fazendo com que a instituição queira investir cada vez mais na cidade e de forma estratégica, tudo sempre alinhado às demandas do mercado de trabalho da região, com uma comunidade que busca o ensino superior especialmente nas áreas de saúde, tecnologia, inovação, negócios, gestão e engenharias. E vamos ampliar ainda mais o portfólio de cursos em Volta Redonda em 2026, tanto o de graduação como o de pós-graduação”, destaca o diretor do campus, Pedro Bolpato.
Novos cursos com início de aulas ainda este ano
Localizado na Rua Avenida Lucas Evangelista, nº 530, o campus Volta Redonda, que antes funcionava na Vila Santa Cecília, agora passa a ocupar um prédio de quatro andares no Aterrado, com capacidade para receber cerca de 1500 alunos. No segundo semestre deste ano, o campus ampliou sua oferta de inscrições e seu portfólio de graduações, incluindo novos cursos, com início de aulas programadas já para este mês de agosto.
Nas áreas de tecnologia e inovação, a Estácio Volta Redonda passa a ofertar os seguintes novos cursos semipresenciais: Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Defesa Cibernética, Engenharia da Computação, Jogos Digitais, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e Gestão da Tecnologia da Informação. No campo de negócios e gestão, as novidades são os cursos de Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
Além dos novos cursos, a Estácio Volta Redonda conta também com as graduações em: Direito, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Biomedicina, Enfermagem, Medicina Veterinária, Administração, Odontologia, Psicologia, Engenharias Mecânica, Elétrica e Civil, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos e Logística.
Ampliação de serviços à comunidade
Segundo Pedro Bolpato, a expansão da Estácio em Volta Redonda vai muito além da educação, e irá proporcionar também uma integração ainda maior da universidade com a sociedade.
“Vamos utilizar nossa força como universidade e o empenho dos nossos alunos para oferecer ainda mais serviços gratuitos à população de Volta Redonda nas mais diversas áreas, seja em participações da Estácio em ações sociais e junto ao poder público, ou em serviços oferecidos no próprio campus, como é o caso no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que oferece gratuitamente orientação jurídica”, informa.
Para o diretor, com a ampliação da operação da universidade em Volta Redonda, a Estácio reitera seu compromisso em proporcionar um ensino de excelência, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e da região Sul Fluminense.
“As novas instalações irão proporcionar um ambiente de aprendizado de alta qualidade em uma infraestrutura moderna, tudo isso para contribuir na formação de profissionais competentes e comprometidos com a sociedade, e que sairão da Estácio com um currículo reconhecido no Brasil inteiro e proporcionando maior empregabilidade após a formação”, finaliza o diretor do campus.