Os moradores do Jardim América foram convocados pelo prefeito TikTok de Barra Mansa, Luiz Furlani, a identificar os responsáveis pelo despejo de lixo em uma das ruas. Sem constrangimento, Furlani chamou de “porcalhões” quem cometeu o ato. O prefeito está certo em lutar por cidade limpa. Isso, no entanto, não lhe confere o direito de agredir verbalmente os moradores da cidade que ele foi eleito para governar. Aliás, Furlani consegue causar polêmica com seus vídeos, gravados desde o amanhacer em todos os pontos que percorre.
Ainda em campanha, na eleição do ano passado, Furlani prometeu que não iria administrar o município do gabinete. Disse que continuaria nas ruas, como fez quando era vereador. A intenção dele era ouvir os anseios da população e tentar encontrar soluções. Cumpriu o que prometeu. Ninguém esperava que fosse levar a promessa adiante como “influencer”. Pior: atacando a população.
O prefeito corre atrás de capivara e de quem joga lixo nas ruas justamente quando o município passa por uma séria crise de segurança pública. Em apenas 72 horas, foram registrados cinco assassinatos. A situação preocupou o deputado estadual Jari de Oliveira que se reuniu para discutir o caso com o comando da PM. Na terça-feira, foi deflagrada uma operação para tentar sufocar a criminalidade.