A prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza na próxima segunda, dia 18, às 16h, uma ‘Roda de Conversa’ sobre o Patrimônio Histórico da cidade, no Museu de Arte Moderna de Resende. O tema do encontro é decorrente do lançamento do programa de requalificação do Centro Histórico de Resende, apresentado pelo prefeito Tande Vieira neste mês, e do Concurso Nacional de Arquitetura.
O evento celebra o Dia do Patrimônio Cultural, comemorado no dia 17 de agosto. A data homenageia Rodrigo Melo Franco de Andrade, advogado, jornalista e escritor que teve papel fundamental na criação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) em 1937, embrião do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 1998, quando se completou o centenário de seu nascimento, o dia 17 de agosto foi oficialmente instituído como o Dia do Patrimônio Cultural no Brasil.
Durante o encontro, será debatido o conceito de patrimônio em seus diversos aspectos – como patrimônio histórico, imaterial, arquitetônico, paisagístico, entre outros – e sua importância na preservação da memória coletiva. Também será destacada a relação entre o patrimônio cultural e o projeto de revitalização do Centro Histórico de Resende, ressaltando ações e possibilidades de preservação e valorização da cidade.
Segundo o secretário de Cultura, Wilson Duarte, a Roda de Conversa é uma maneira do público conhecer um pouco mais sobre os conceitos de tombamento e preservação.
– O evento vai apresentar exemplos de bens culturais protegidos na própria cidade de Resende, como o prédio da Casa da Cultura Macedo Miranda, a Ponte Velha, a Cachoeira da Fumaça, além de bens tombados pelo município e pelo Estado, integrando esse panorama ao contexto regional do Médio Paraíba – diz o secretário.
Entre os convidados para a Roda de Conversa estão Caleb Chaves, Superintendente Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural; Thaís Motta do Nascimento, Diretora de Projetos e Luiz Felipe Silva Duarte, Coordenador de Projetos. A mediação será feita pela museóloga do MAM Resende, Tatiana Avelino, mestre em preservação de patrimônio cultural, que conduzirá o encontro de forma a integrar o conhecimento técnico com as percepções e memórias da comunidade.
– Estamos muito felizes por abrir este espaço de debate sobre o nosso tão importante patrimônio histórico. É essencial atualizarmos nossa compreensão sobre o tema, uma vez que teremos uma transformação pela frente, com a requalificação do Centro Histórico – destacou Caleb Chaves, Superintendente Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Resende.
O Museu de Arte Moderna de Resende funciona na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico. A entrada é gratuita.