Resende vai receber uma edição do espetáculo infantojuvenil “Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua” neste sábado (16). A peça será apresentada gratuitamente no Ecoparque de Resende, às 18h. A apresentação teatral é promovida pela Fundação ArcelorMittal, por meio do programa Diversão em Cena.
Assinado pela companhia de teatro O Trem, de Belo Horizonte (MG), o espetáculo aposta na delicada fusão entre lirismo e ironia para tratar temas como empoderamento feminino, escuta ativa e liberdade de expressão. A encenação inclui trilha sonora original e figurinos que misturam elementos clássicos e modernos, reforçando o contraste entre tradição e ruptura.
– É muito importante que o município receba mais opções de lazer e entretenimento, principalmente se tratando do teatro, que é uma belíssima expressão artística e que precisa continuar sendo disseminada para a população, inclusive para o público infanto-juvenil. É uma opção gratuita e de muita qualidade, por isso convidamos a população a participar dessa festa bonita e com muita tradição – disse o secretário municipal de Cultura, professor Wilson.
A peça narra uma fábula contemporânea que questiona os arquétipos clássicos dos contos de fadas. Em uma fusão de humor, poesia e crítica social, o enredo convida o público a refletir sobre o silenciamento feminino e a importância da liberdade de expressão desde a infância.
Na trama, Falalinda é uma princesa que, ao nascer, recebe de uma bruxa a maldição de dizer tudo o que pensa. Curiosa, inteligente e divertida na infância, ela passa a ser vista como incômoda à medida que cresce e se recusa a silenciar suas opiniões. O conflito com o pai, o rei, se intensifica quando ele decide casá-la com um príncipe especialista em, literalmente, calar as pessoas.
Após ser isolada em uma torre e perder gradualmente a fala, Falalinda reencontra sua voz graças à intervenção da bruxa, que revela ser, na verdade, sua mãe, a rainha. O desfecho surpreendente transforma a protagonista na soberana mais amada de todos os reinos, por sua coragem e sinceridade.