A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), em parceria com o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), promove nesta sexta-feira, dia 15, a cerimônia de formatura da primeira turma do “Diploma Cidadão”. O projeto, pioneiro no país, vai diplomar 25 estudantes no curso superior gratuito de Administração, exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCD), em solenidade no Auditório Milton Carlos, na Avenida Geraldo Di Biase, nº 81, no campus Aterrado do UGB, às 19h.
A turma, formada por surdos, deficientes físicos e visuais, ingressou no UGB no segundo semestre de 2021. O “Diploma Cidadão” tem duração de quatro anos, com aulas presenciais no período noturno. Para conseguirem assimilar melhor as disciplinas, os estudantes contam com auxílio de dois intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), inclusive com aulas de reforço no contraturno. Em parceria com os professores das disciplinas são produzidos materiais bilíngues para expor aos alunos de forma visual.
O projeto surgiu após a Secretaria da Pessoa com Deficiência identificar uma grande de interesse de ingressar no ensino superior por parte deste público, que buscava se capacitar e melhorar a sua colocação no mercado de trabalho.
“Dos 30 alunos que iniciaram o curso, 25 vão receber o diploma nesta sexta-feira, dia 15. Todos merecem os parabéns por terem ultrapassado barreiras e se tornado exemplos de perseverança”, disse o secretário da SMPD, Washington Uchôa, lembrando que, no ano que vem, outros 28 estudantes devem se formar no mesmo curso e, em 2029, a terceira turma do “Diploma Cidadão”, que começou com 86 alunos em fevereiro de 2025 se tornando a maior do projeto, também vai se formar.