A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) contará com uma Comissão Especial para Apurar Casos de Policiais Civis, Militares e Bombeiros Militares Vitimados em Serviço. O Requerimento N° 75/2025, que solicita a criação do novo colegiado, já foi deferido e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (13).
O deputado Renan Jordy (PL) é o autor da iniciativa. O parlamentar justifica que o “estado do Rio enfrenta grandes desafios relacionados à criminalidade, com variações nos índices de violência nos últimos anos, sendo grande parte das ocorrências mortes de policiais em serviço”.
Ainda segundo o deputado, “isso faz com que os profissionais da área da segurança pública estejam em constante estado de aflição e de medo de deixarem suas famílias de forma precoce”.
Segundo informações do Globo, dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça, revelam que de janeiro a abril deste ano, 71 agentes de segurança foram assassinados em todo o país. No entanto, 37 desses casos ocorreram no Rio de Janeiro, o que representa mais da metade do total do país.
Para o deputado Renan Jordy, a criação da Comissão é essencial para apurar, analisar e propor soluções que possam contribuir para a diminuição das ocorrências de letalidade dos agentes das forças de segurança.
A Comissão será composta por 5 membros e terá prazo de 120 dias, podendo ser prorrogada por até 90 dias.