O Hemonúcleo de Barra Mansa reforça o apelo à solidariedade da população para a doação de sangue. Nesta quinta-feira, dia 07, a unidade opera com nível crítico nos estoques de todos os tipos sanguíneos com fator Rh negativo (O-, A-, B- e AB-). Já o tipo O positivo (O+) está em nível baixo, exigindo atenção. Os demais fatores sanguíneos encontram-se em situação estável no momento.
O estoque baixo de sangue preocupa, especialmente por comprometer o atendimento a emergências, cirurgias e tratamentos contínuos que dependem de transfusões. O sangue com fator negativo, por ser mais raro na população, exige doações constantes para evitar a escassez.
A coordenadora, Thaís Mendes, destaca a importância da colaboração da comunidade. “Muitas vidas dependem desse simples ato, que leva poucos minutos, mas tem um impacto enorme. Estamos enfrentando um momento crítico e contamos com a participação da população para mudar esse cenário”, disse.
Para realizar uma doação, é preciso ter entre 16 e 69 anos. Os idosos devem fazer sua primeira doação antes de completar 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade podem doar somente com a autorização dos responsáveis. É fundamental que o doador esteja com a saúde em dia, tenha um peso mínimo de 50 quilos e não tenha consumido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação. No caso de tatuagens, é necessário aguardar o período de seis meses após a sua realização.
A unidade está localizada na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h, exceto feriados. O telefone para outras informações é: (24) 3512-0788.