Para melhorar a qualificação profissional não só da cidade, como de toda região, Itatiaia será contemplado com o curso de Formação de Operador Geral, com aulas na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Setegre). A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e os Sindicato SINDIREAL e as indústrias automotivas Volkswagen Caminhões e Ônibus e Hyundai.
As inscrições estão abertas e os interessados podem se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScX7UZfZVxVf0eLrdp0RU-6lSrTKNGCiztoNn6Lg-yyfYET0Q/viewform. Entre os pré-requisitos está possuir mais de 18 anos, ter o Ensino médio completo e estar fora do mercado de trabalho ou em busca do primeiro emprego.
Sobre o curso
O curso, que terá uma carga horária de 120 horas e uma metodologia híbrida, será voltado para pessoas com Ensino Médio completo que estão fora do mercado de trabalho ou em busca do primeiro emprego. A iniciativa é resultado da articulação entre o SINDIREAL, o Cluster Automotivo e a Prefeitura de Itatiaia com apoio do Sistema Nacional de Emprego, o Sine.
– A qualificação profissional é um dos pilares da gestão. Esse curso é mais do que uma capacitação, é uma porta de entrada para a indústria e uma oportunidade para quem precisa. A realização do curso reafirma o compromisso da Prefeitura com a geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento econômico e social por meio da inclusão produtiva – destacou o prefeito Kaio Márcio.
Início das aulas
A capacitação terá início ainda em setembro, com a primeira turma formada por 20 alunos. As aulas serão ministradas na sede da Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, no Centro, e a seleção será conduzida pelo sindicato.
O curso inclui aulas virtuais, presenciais na sede do Sine Itatiaia e visitas técnicas em empresas do setor automotivo, como a Volkswagen e a Hyundai. A participação mínimo exigida para aprovação é de 75%.
– A presença das indústrias e do sindicato demonstra o quanto nossa cidade está preparada para construir pontes entre o trabalhador e o mercado. Esse curso vai transformar vidas e abrir novos caminhos para os moradores de Itatiaia – disse o secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Felipe Santos.