Maria Silvia Bastos Marques foi escolhida para desafio de turbinar economia do Rio
A economista Maria Silvia Bastos Marques ocupa desde quarta-feira (06), a assessoria especial do prefeito do Rio, Eduardo Paes, pré-candidato ao governo do Estado em 2026. Maria foi designada para compor um time escalado por Paes para atrair investimentos e gerar empregos na capital carioca. A economista ficará junto com Osmar Lima e Sidney Levy, que, assim como ela, integram a equipe de Paes desde sua posse.
Em Volta Redonda, onde Eduardo Paes tenta apoio do prefeito Antônio Francisco Neto para a disputa do governo estadual, Maria Silvia é uma antiga conhecida da população. Ela foi a primeira mulher a presidir a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), três anos depois da privatização da empresa ocorrida em 1993., e ficou à frente dos negócios da maior siderúrgica da América Latina por seis anos. Maria ficou conhecida, na ocasião, como “Dama de aço” graças à sua postura firme no comando da siderúrgica.
Em 2001, na presidência da CSN, Maria Silvia foi incluída na lista da revista “Fortune” entre as 50 mulheres mais poderosas do mundo dos negócios fora dos Estados Unidos, ocupando a posição de número 20.
Antes de assumir a CSN, na década de 90, foi secretária municipal da Fazenda do Rio, que tinha César Maia como prefeito, e transformou o déficit do município em superávit, deixando cerca de 1 bilhão de dólares no caixa da empresa, e graças a isso ganhou o apelido de “Mulher de 1 bilhão”.