A Prefeitura de Volta Redonda e a AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) firmaram convênio para implantação do Programa de Microcrédito no município. A assinatura do documento aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, dia 1º, no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, com a presença do presidente da agência, Sérgio Gusman, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, e do subsecretário da Pasta, Fernando Lee.
“Esse convênio com a AgeRio é mais uma parceria com o Governo do Estado com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de Volta Redonda. Viabilizando o crescimento das microempresas estamos fomentando a criação de vagas de emprego e a geração de renda no município”, disse o prefeito Neto.
O presidente da AgeRio, Sérgio Gusman, que também estava em Volta Redonda para participar de painel de negócios na Expo-VR, reforçou que o papel da agência é estimular o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro e para isso atua como um agente de fomento, oferecendo soluções financeiras para empresas de todos os portes, desde microempreendedores até grandes empresas.
“Com este convênio promovemos a capacitação de funcionários da prefeitura para que possam atuar como consultores, divulgando as linhas de crédito da AgeRio e orientando sobre as que mais se adequam à realidade de cada microempresário, de acordo com o perfil e a vocação do negócio”, explicou Gusman.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Sérgio Sodré, que ficará responsável por viabilizar o convênio, falou que a Casa do Empreendedor terá papel fundamental no processo.
“Vamos treinar os nossos funcionários para atender os microempresários e divulgar as linhas de crédito da AgeRio. As oportunidades para os microempresários podem chegar aos R$ 21 mil com juros de 3% ao ano. Além disso, também está previsto no convênio a participação da agência em eventos de negócios promovidos no município”, afirmou Sodré.