A Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos de Resende promove a aula inaugural do Programa Conecta Jovens, destinado a jovens e adolescentes atendidos pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no próximo dia 12 de agosto. O programa será lançado em parceria com a Universidade Estácio de Sá, responsável pelo Programa Impulsiona Sul Fluminense, também dedicado ao público jovem, e pelo CIEE-Rio. A cerimônia acontece no CRAS do Parque Minas Gerais, às 14h. Ambos os programas têm, prioritariamente, como finalidade a preparação de jovens para o mercado de trabalho.
O Conecta Jovem surgiu de uma junção de ideias entre a Coordenadoria da Igualdade Racial do Município e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com apoio do Conselho Municipal da Igualdade Racial. Entre os cursos destinados aos alunos, inicialmente, estão os de Empreendedorismo e o de Gestão de Negócios, que serão aplicados por professores da Estácio e o CIEE-Rio. A previsão é a de que cada curso tenha dois meses de duração, em média, com direito a certificação. Ao fim da ação, será montado um banco de talentos com os jovens participantes.
O programa se divide em cinco etapas: a primeira é voltada para detectar a vocação dos participantes, com rodas de conversa com psicólogos e profissionais de RH; a segunda é de preparação, com identificação de habilidades, produção de currículo, redes sociais, preparação para entrevistas, participação em dinâmicas; a terceira etapa é de imersão, com visitas guiadas em empresas parceiras; a quarta visa o encerramento das atividades, com apresentação dos jovens em grupos, sobre os resultados do processo, com envolvimento de empresas parceiras.