Formada pelos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, a região da Costa Verde se prepara para a 6ª Conferência Estadual das Cidades, com uma pauta que une desenvolvimento urbano, sustentabilidade e gestão integrada. O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, na ExpoRio, Cidade Nova – Centro do Rio, e reúne representantes da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais e especialistas para discutir caminhos para cidades mais inclusivas, democráticas e sustentáveis.
Marcada por uma das maiores biodiversidades do estado, forte vocação turística e desafios relacionados à urbanização em áreas de morro e mar, a região apresenta propostas que refletem sua realidade territorial e social.
As discussões nas conferências municipais abordaram temas como a integração das políticas públicas entre os municípios, o fortalecimento da gestão ambiental, a ampliação da regularização fundiária e o planejamento urbano voltado para áreas de risco e comunidades tradicionais. Também foram debatidas estratégias para garantir serviços básicos de qualidade, preservar os recursos naturais e prevenir desastres associados às mudanças climáticas.
– A conferência é um processo de construção coletiva para cidades mais humanas, resilientes e conectadas com as necessidades de quem vive no local. Também é uma oportunidade de fortalecer as políticas públicas da região e garantir que as decisões sobre mobilidade, moradia e resiliência tenham a cara e a voz da população – expressa o governador Cláudio Castro.
As propostas agora seguem para a Conferência Estadual, onde serão organizadas e escolhidas para representar o Rio de Janeiro na Conferência Nacional das Cidades. Também serão eleitos os novos membros do Conselho Estadual das Cidades.
– A Costa Verde tem uma riqueza natural que exige políticas sensíveis ao território e às suas comunidades. Planejar com o meio ambiente e com a população é o único caminho para um futuro sustentável – destaca Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades e presidente do Conselho Estadual das Cidades.