Volta Redonda inaugura nesta quinta-feira (31) o Marco Zero do município

Título do Post Incrível
Localizado na Praça da Igreja de Santo Antônio, em Niterói, ele vai indicar para moradores e visitantes onde teve início a ocupação urbana da cidade - Divulgação/PMVR

Volta Redonda inaugura nesta quinta-feira (31), às 19h, o Marco Zero da cidade, instalado na Praça Cardeal Pacelli, no bairro Niterói — endereço histórico em frente à tradicional Igreja de Santo Antônio. O ponto simbólico marca o local de origem da ocupação urbana do município, remontando ao antigo povoado de Santo Antônio da Volta Redonda, nas proximidades da conhecida Curva do Rio. 

A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) propõe lançar um elo entre o passado e o presente, convidando moradores e turistas a revisitar as raízes que deram forma à Cidade do Aço. O Marco Zero pretende transformar-se em referência para os que desejam compreender e vivenciar a trajetória da cidade, além de se firmar como novo atrativo turístico e vetor para a economia criativa local. 

 Símbolo de pertencimento, o Marco Zero também passa a integrar o roteiro do city tour “Turistando em VR”, programa que percorre os principais marcos históricos, culturais e naturais de Volta Redonda, evidenciando o papel da cidade como guardiã de memórias e palco de novas experiências. 

“Mais do que resgatar a origem da cidade, o Marco Zero é um convite à valorização do nosso território e à construção de novas memórias. É um ponto de partida simbólico e real para pensarmos Volta Redonda como destino turístico e de desenvolvimento”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré. 

Para o prefeito Antonio Francisco Neto, o Marco Zero é mais um elemento destinado a compor a valorização da História volta-redondense. “Nossa cidade é jovem, que passou por um acelerado processo de crescimento e desenvolvimento desde a instalação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a posterior emancipação. É muito importante celebrarmos nossa História no mês em que comemoramos os 71 anos de Volta Redonda.”

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.