Clientes da transportadora Loggi sofrem tentativa de golpe em massa nesta quarta-feira

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Mais de 150 reclamações sobre o ocorrido foram registradas nas últimas nove horas - Reprodução/Site Loggi

Por Lanna Silveira



Clientes da transportadora Loggi de diversas cidades do país sofreram uma tentativa de golpe em massa de falsa taxação de encomendas durante a madrugada desta quarta-feira (30). A mensagem golpista foi enviada por volta das 4h por meio de um usuário de Whatsapp com o nome “Red Strike”, que está cadastrado como empresa e informa representar a Loggi em sua descrição. Além de ter acesso aos números de telefone dos clientes, os golpistas também conhecem seus nomes e endereços de entrega, que são utilizados nas mensagens para aumentar a sensação de veracidade.

O texto informa que a compra em questão está retida em uma unidade de tratamento devido a uma pendência fiscal e só será liberada caso o cliente regularize a encomenda por meio de um link. Muitas pessoas que receberam a mensagem desconfiaram imediatamente da ação, visto que suas compras eram nacionais e não são sujeitas a taxas alfandegárias. Todas as vítimas que acessaram o link disponibilizado no texto afirmaram que foi feita uma cobrança de exatamente R$ 62,87.

A tentativa de golpe repercutiu entre lojas e pequenos comerciantes que realizam suas entregas pela transportadora, que alertaram seus clientes de que a mensagem não era verídica. Além disso, diversos compradores que receberam o contato dos criminosos se mobilizaram na plataforma Reclame Aqui para sinalizar a situação e pedir por um posicionamento da Loggi quanto a um possível vazamento em massa de dados. Nas últimas nove horas, foram registradas cerca de 150 reclamações, vindas de diferentes cidades brasileiras, referentes ao problema em questão.

Golpe comum

A advogada Jéssica Lopes afirma que tentativas de estelionato envolvendo a falsa taxação de produtos nacionais e internacionais se popularizaram no Brasil após as mudanças na política de cobrança de impostos sobre compras internacionais, aplicadas pelo Ministério da Fazenda. A profissional informa que o procedimento sempre envolve alertar o comprador de que sua mercadoria está presa e só será liberada mediante pagamento.

Para identificar e reconhecer esse tipo de golpe, Jéssica recomenda que os compradores sempre confiram a situação do envio com o código de rastreio no site oficial da transportadora, além de nunca acessar links enviados por Whatsapp ou qualquer canal que não seja oficial.

Caso haja comprovação de que houve um vazamento de dados em massa, Jéssica aponta que a Loggi pode responder legalmente pelo ocorrido, com base na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei n° 13.709/2018), que protege os direitos fundamentais de privacidade.

A advogada também afirma que os compradores que caíram no golpe podem abrir uma ação contra a empresa para tentar recuperar o dinheiro perdido; entretanto, caso a empresa consiga comprovar que a culpa é exclusiva do cliente, a causa será perdida.

Pronunciamento da Loggi

Até a publicação dessa reportagem, a transportadora Loggi não emitiu nenhum esclarecimento ou pronunciamento sobre a tentativa de golpe aplicada em seus clientes. Ao acessar o site oficial da empresa, é emitido um alerta padrão de que, em nenhum momento, a Loggi solicitará: pagamentos de taxas para realização de entregas por qualquer meio (PIX, Whatsapp, SMS, links e canais não oficiais); dados e documentos pessoais; foto facial para realização de entrega; pagamentos fora do site ou aplicativo oficiais; e cadastro para contato de trabalho com pagamento de taxas. O aviso também informa os canais oficiais de comunicação da Loggi.

O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a transportadora questionando se houve um vazamento de dados, assim como quais medidas serão tomadas pela empresa para impedir que esse problema ocorra de novo e se existe a possibilidade da Loggi auxiliar os clientes que pagaram a taxa proposta pelos golpistas. Não houve retorno até o momento de publicação da reportagem; o esclarecimento será publicado assim que a empresa entrar em contato com a redação.

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Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

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