A parceria da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vem garantindo a continuidade das ações do programa Limpa Rio Máquinas no município. Atualmente, as máquinas trabalham na recomposição das margens e no desassoreamento do Rio Barra Mansa, em um trecho aproximado de seis quilômetros, com início nas proximidades do Fórum e avançando pela região central, Boa Sorte, Piteiras e Santa Clara.
O serviço tem como objetivo melhorar o escoamento das águas do rio, reduzir o risco de enchentes e recuperar as margens em áreas que sofrem com erosões. A estação mais seca do ano é a mais adequada para a realização desse tipo de intervenção, garantindo que, nas épocas chuvosas, o rio esteja preparado para suportar o aumento no volume de água.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, deu mais detalhes e falou dos benefícios da intervenção.
– O desassoreamento e a recomposição das margens são essenciais para evitar erosões que, em alguns casos, podem até comprometer edificações próximas. Além disso, ao retirar o excesso de sedimentos, o rio ganha mais capacidade de escoamento, reduzindo os riscos de inundações – ressaltou Rodrigo.
O prefeito Luiz Furlani destacou a importância da parceria com o governo estadual para o avanço das obras. “É um serviço importantíssimo, que vai trazer mais segurança para a nossa população. Mais uma vez, minha gratidão ao governador Cláudio Castro; ao secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; ao subsecretário estadual de Relações Institucionais, Rodrigo Drable, e a toda a equipe do Governo do Estado por tudo o que tem acontecido em Barra Mansa”, afirmou o prefeito.
Essa é a terceira etapa do Programa Limpa Rio Máquinas em Barra Mansa em 2025. A primeira intervenção ocorreu no Rio Bocaina, com ações de desassoreamento e correção das margens. Em seguida, o programa avançou para o Rio Bananal, onde foi realizada uma grande recomposição de áreas comprometidas pela erosão.