O universo literário vai embarcar em Paraty nesta semana

Título do Post Incrível
Edição passada atraiu quase 30 mil pessoas para prestigiar a feira na Costa Verde - Reprodução/Flip

Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chega em sua 23ª edição com homenagens ao músico Paulo Leminski

A cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, recebe a 23ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, a partir da próxima quarta-feira (30). A Flip deste ano homenageia o poeta e músico curitibano Paulo Leminski, que viveu até 1989, e inspira este ano toda a programação da festa.

Até 3 de agosto, os principais nomes da cena literária contemporânea brasileira vão estar nos palcos e nas ruas de casarios coloniais de Paraty. A mesa de abertura, na noite da quarta, ficará por conta do cantor e compositor Arnaldo Antunes, que vai celebrar Leminski com muita música e poesia.

Entre os autores, estão confirmadas as presenças da poeta Alice Ruiz, do compositor Nei Lopes e da escritora espanhola Rosa Montero. Este ano, a Flip retoma seu calendário tradicional de acontecer entre julho e agosto, após os anos da pandemia.

A curadoria da Flip 2025 é de Ana Lima Cecilio, editora responsável por apresentar a escritora italiana Elena Ferrante ao público brasileiro.

Além da homenagem a Leminski, entre os temas da programação deste ano estão crise climática e meio ambiente, questões de gênero e raça e democratização da literatura.

Feira premiada

Ao longo de mais de duas décadas, a Flip se consolidou como uma das mais relevantes manifestações culturais do país, tendo inspirado mais de 300 feiras e festas literárias. Logo após o seu primeiro ano, em 2004, a Flip rendeu o Prêmio Faz a Diferença do jornal O Globo para Luiz Schwarz e a Ordem do Mérito Cultural para Liz Calder. Em 2011, foi contemplada com o Prêmio APCA na categoria Urbanidade.

Já em 2021, a Flip foi reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, e, no ano seguinte, como Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade de Paraty. Mais recentemente, em 2023, recebeu o Prêmio Faz Diferença, concedido pelo jornal O Globo, na categoria Livros, que celebrou a contribuição para o cenário literário brasileiro.

Casa da Leitura e do Conhecimento

Aliás, pela quarta vez consecutiva, o Governo do Estado estará presente na 23ª Flip. Para estimular a leitura e aproximar o público dos escritores, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) retorna ao evento com a “Casa da Leitura e do Conhecimento”. O espaço contará com mais de 30 nomes na programação e vai oferecer atividades como lançamentos de livros, rodas de conversa e iniciativas de formação de leitores – todas com entrada gratuita.

Entre os nomes confirmados estão autores de peso como Conceição Evaristo, Roseana Murray e Eliana Alves Cruz, bem como talentos selecionados pela convocatória pública, incluindo Adriana Lins, Daniela Thomas e Guto Lins – parceiro de Ziraldo – na mesa “Todo Lado tem Seu Lado”, iniciativa do Instituto Ziraldo.

– A presença do Governo do Estado na Flip reforça o incentivo à leitura e à valorização da cultura. A Casa da Leitura e do Conhecimento já se tornou uma referência dentro do festival, promovendo o encontro de grandes nomes da literatura com o público de forma gratuita e acessível – declarou o governador Cláudio Castro.

O espaço ficará na Rua Dr. Samuel Costa, 299, no Centro Histórico de Paraty, e terá programação totalmente gratuita. Em parceria com o Sebrae Rio, a Casa abrigará o projeto Vozes Literárias, que inclui lançamentos editoriais e painéis com autores e editores inscritos via convocatória pública.

A secretária Danielle Barros destacou que se trata do maior investimento do governo estadual em ações voltadas para o livro e a leitura por meio dos editais “Do Rio ao RJ”, consolidando o Estado como agente multiplicador de leitura dentro da Flip.

– A Casa da Leitura e do Conhecimento promove o encontro de grandes nomes da literatura e da cultura com novos talentos, de forma democrática e acessível ao público. E este tem sido o objetivo da Secretaria de Cultura: trabalhar pela promoção da leitura em todas as frentes de atuação – disse Danielle.

Democratização do acesso à cultura

Marcada pela oferta gratuita a programação cultural, a Casa da Leitura e do Conhecimento marca presença na Flip com um espaço dedicado exclusivamente aos fazedores de cultura do estado. Ao todo, foram selecionados quase 30 profissionais do segmento cultural, que estarão na Casa com atividades como lançamento de livros, contação de histórias, palestras e outras apresentações artísticas.

A convocatória integra a campanha “Rio Capital Mundial do Livro – Do Rio ao RJ”, da Secretaria de Cultura do Estado e tem como objetivo permitir que os produtores do estado possam participar do evento de forma democrática e garantir visibilidade às diferentes manifestações culturais.

Mesas literárias

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.