Corporação terá ainda armas de choque
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), adquiriu recentemente uma série de equipamentos que têm por objetivo o controle de indivíduos e proteção ao patrimônio público. Nessa lista de aquisições estão 50 sprays de pimenta, 15 sprays de pimenta Max, 200 sprays de pimenta em espuma, 20 sparks, 20 coldres, 40 porta-cartuchos e 100 cartuchos de spark. Esses equipamentos serão utilizados pelos agentes da Guarda Municipal.
O spray de pimenta é um recurso de defesa pessoal usado por forças policiais para controle de distúrbios e como ferramenta de autodefesa, a fim de incapacitar o alvo. Já o spray de pimenta Max é uma versão de tamanho maior, visando o controle rápido de grandes grupos de pessoas infratoras. O spray de pimenta em espuma, por sua vez, promove uma aplicação mais direcionada e controlada, com menor dispersão no ambiente e minimiza o risco de contaminar outras pessoas próximas, sendo indicado para uso em ambientes fechados.
Já os sparks são dispositivos elétricos incapacitantes não letais que emitem pulsos elétricos à distância por meio de dois dardos disparados, conectados ao indivíduo por fios, que neutralizam temporariamente a capacidade da pessoa de se mover ou resistir violentamente, facilitando a detenção do suspeito.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destaca a importância de o governo municipal investir de forma contínua na segurança, dando aos agentes da Guarda Municipal a estrutura necessária para que possam desenvolver suas atividades, em especial nas ruas.
“Tudo isso aumenta a sensação de segurança da população em relação às demandas que possam aparecer, além de demonstrar que a preservação da integridade física e da vida – mesmo diante das ações contundentes – será sempre nosso maior alvo”, declarou. “Dessa forma, a Guarda Municipal continua capacitada a agir de forma adequada nas mais diversas situações, pois também somos responsáveis pela proteção do patrimônio.”