A vereadora de Volta Redonda, Gisele Klingler (PSB), foi escolhida no último fim de semana como uma das delegadas que representarão o município na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro. A seleção ocorreu durante a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que reuniu cerca de 250 participantes nos dias 25 e 26 de julho.
A conferência, organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, teve como tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, e resultou na aprovação de 18 propostas de políticas públicas que serão encaminhadas aos governos municipal, estadual e federal.
Entre as propostas eleitas para serem debatidas na etapa estadual está a criação de programas de formação continuada em direitos humanos para profissionais da saúde, segurança pública e educação, além da garantia de acolhimento humanizado em casos de perdas neonatais e da defesa de cotas de 40% para mulheres nos parlamentos, alinhadas à proporção das nominatas eleitorais.
“É uma honra representar Volta Redonda e tantas mulheres comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A conferência foi um espaço de escuta e formulação coletiva de políticas públicas voltadas para nós mulheres. Levo comigo a responsabilidade de defender essas propostas na etapa estadual, com a seriedade que o momento exige”, afirmou Gisele.
Além de Gisele, foram eleitas outras nove delegadas, representando tanto o poder público quanto a sociedade civil. As propostas aprovadas e os nomes das delegadas integrarão o relatório final da conferência, que também será enviado aos conselhos Estadual e Nacional dos Direitos da Mulher.
Com mandato confirmado para a legislatura 2025–2028, Gisele tem priorizado a pauta das mulheres desde sua eleição, sendo uma das articuladoras da proposta de criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, e defensora de políticas públicas voltadas à saúde, ao combate à violência de gênero e à igualdade de oportunidades.