Obra faz parte do plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda
Por Sônia Paes
O governador Cláudio Castro é presença confirmada na inauguração do viaduto que liga os bairros Voldac e Niterói, na próxima terça-feira, dia 25, às 10 horas. A informação foi divulgada pelo prefeito Antonio Francisco Neto na quinta-feira, dia 24, no programa do jornalista Dário de Paulo, na Rádio Sintonia do Vale. O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas do Rio de Janeiro, Uruan Cintra, também deve comparecer, além de outras autoridades de toda a região.
Aliás, como ocorre costumeiramente, é esperada na inauguração uma verdadeira corrente de lideranças políticas de outros municípios da região. Motivo: fazer pedidos ao governador e aproveitar para discutir ainda sobre 2026, com o xadrez político em andamento. Castro visita a região quase uma semana após o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ter participado do congresso das missões da AD Cadevre, na Ilha São João. Antes de seguir para o encontro de evangélicos, que reuniu milhares de pessoas, Eduardo Paes fez uma rápida passagem pelo gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto.
Eduardo Paes tentou, novamente, atrair o prefeito para o seu lado, oferecendo o posto de vice em sua chapa para o governo do Estado. Neto manteve a negativa para se aliar ao prefeito do Rio, e voltou a afirmar que apoiará o nome que o governador Cláudio Castro indicar, como divulgado na coluna Magnavita, na semana passada.
Plano de mobilidade
O viaduto da Voldac é parte do projeto para melhorar a mobilidade urbana de Volta Redonda feito em parceria com o governo do estado. O viaduto faz a ligação entre os bairros Voldac e Niterói, aliviando o trânsito em áreas como a Avenida Sávio Gama, no Retiro, e a região do Aterrado, que costuma ter tráfego intenso.
Outras obras ainda em andamento fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana, com previsão de investimentos da ordem de Essa e outras obras de engenharia e intervenções urbanas estão sendo executadas com investimento de cerca de R$ 140 milhões, graças a recursos do governo estadual.
O projeto começou a ser executado na administração anterior de Neto e prevê construção de novas pontes, viadutos, alças de acesso, ciclovias, corredores de ônibus e melhorias nas calçadas, além de um sistema de controle de tráfego em tempo real. Grande parte das obras já saiu do papel, enquanto outras ainda estão em andamento.
Semáforos inteligentes
Em paralelo a essas construções, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), executa ainda a modernização do sistema de semáforos da cidade, que envolve implantação de semáforos inteligentes. Os trabalhos acontecem no bairro Vila Mury.
A medida prevê a modernização da sinalização com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito, principalmente nas vias públicas onde ocorre maior circulação de veículos, pedestres e do transporte público.