Três obras estratégicas vão impactar positivamente as áreas da saúde e da educação em Angra dos Reis. Duas dessas frentes estão na saúde, o novo Hospital dos Olhos, no Parque das Palmeiras, e o setor de hemodinâmica do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ); e a terceira, na educação, com a reforma da Escola Municipal Morada do Bracuí, no bairro de mesmo nome.
As intervenções fazem parte do compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso a serviços de qualidade e melhorar a vida da população angrense.
Na tarde de quinta-feira, dia 24, o prefeito Cláudio Ferreti visitou os três espaços em construção e destacou a importância dos investimentos. “Essas obras representam muito mais do que estruturas físicas. Elas significam oportunidades, dignidade e cuidado com o nosso povo. Estamos construindo um novo tempo para Angra, com serviços públicos mais próximos e eficientes para todos”, afirmou o prefeito.
O Hospital dos Olhos de Angra dos Reis, que está sendo erguido no Parque das Palmeiras, terá mais de 600 m² de estrutura moderna e acessível, com salas de cirurgia, exames e farmácia. A unidade será especializada no atendimento oftalmológico de baixa e média complexidade, incluindo cirurgias de catarata e consultas. O objetivo é centralizar o atendimento, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades.
Já no Hospital Municipal da Japuíba, está sendo construída uma área de hemodinâmica que permitirá a realização de procedimentos cardiológicos como cateterismo e angioplastia diretamente em Angra dos Reis.
– Atualmente, mais de 600 pacientes precisam sair do município todos os anos para receber esse tipo de atendimento e com a conclusão da obra, prevista para outubro, centenas de pacientes serão beneficiados, consolidando um serviço essencial e salvando vidas sem que seja necessário sair da cidade – ressaltou o prefeito.
Na área da educação, a reforma da EM Morada do Bracuí também segue em ritmo acelerado. O prédio terá dois pavimentos, com área total de 2.093,97 m². Os alunos contarão com 12 salas de aula para até 360 estudantes por turno, laboratório de informática, auditório, refeitório, cozinha, área de lazer coberta e estacionamento. O projeto inclui ainda sistemas de acessibilidade, prevenção e combate a incêndio, garantindo segurança e conforto para toda a comunidade escolar.