A 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Volta Redonda reuniu, durante esse fim de semana, sexta-feira (25) e sábado (26), cerca de 250 mulheres para debaterem e construírem políticas públicas para as mulheres. Ao final do evento, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), em parceria com diversas entidades, 18 propostas foram aprovadas e serão encaminhas aos governos municipal, estadual e federal.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais conquista para todas”, a conferência teve início na sexta-feira no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, no bairro Aterrado, e durante os dois dias contou com a presença de representantes de movimentos sociais, associações, sindicatos, gestoras públicas, trabalhadoras de empresas públicas e privadas. Entre elas, a secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, que destacou a grande rede de atendimento à mulher e de enfrentamento da violência doméstica e familiar que funciona em Volta Redonda, com total apoio do prefeito Antonio Francisco Neto.
“A existência dessa rede tornou possível que a gente conquistasse em Brasília, junto ao Governo Federal, a Casa da Mulher Brasileira, uma grande conquista para as mulheres onde estarão reunidos todos os serviços de proteção às mulheres e enfrentamento à violência. Nós temos que contribuir com políticas que favoreçam a vida das mulheres”, afirmou a secretária.
Também presente na abertura do evento, o deputado estadual Munir Neto parabenizou toda equipe da SMDH e organizadoras da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres.
“Precisamos destacar também o trabalho incansável da secretária Gloria Amorim na defesa das mulheres e direitos humanos. Tenho certeza que daqui sairão importantes propostas de políticas públicas para as mulheres do nosso munícipio e tenho certeza que o prefeito Neto vai acatar e colocar em prática todas as decisões e medidas aprovadas na conferência pelo coletivo de mulheres de forma democrática”, ressaltou o deputado.
Propostas aprovadas
Os grupos de trabalho da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Volta Redonda ocorreram sábado (26) na Universidade Estácio de Sá, Campus-VR, no bairro Aterrado. 18 propostas foram aprovadas pelas participantes e serão encaminhadas ao prefeito Antonio Francisco Neto e constarão no relatório final do evento, que também será enviado aos conselhos Estadual e Nacional dos Direitos da Mulher.
Destas 18 propostas, três foram escolhidas para serem debatidas na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que acontecerá de 22 a 24 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. Elas serão defendidas pela delegação de Volta Redonda, composta por 10 mulheres, escolhidas também durante este fim de semana, sendo seis da sociedade civil e quatro do poder público. Da conferência estadual sairão as propostas que serão discutidas na conferência nacional, em Brasília, dos dias 29 de setembro a 1º de outubro.
As três propostas a serem defendidas são: criar programa de Formação Continuada em Direitos Humanos para profissionais da saúde, segurança pública e educação, tendo em vista o atendimento humanizado, com a previsão de criação de Comitê Permanente para Supervisão; criar protocolos que assegurem acolhimento psicológico imediato e contínuo, ambientes reservados e rituais de despedidas para perdas neonatais; e garantir que cotas para ocupação de cadeiras para os Parlamentos sejam semelhantes à política de cotas existentes para a formação das nominatas eleitorais, indicando 40%.