O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Odair Mariano, e toda a diretoria executiva da entidade marcaram presença e declararam apoio ao Aquilombar 2025, realizado na quarta-feira, dia 23 de julho, no Espaço M, em Barra Mansa (RJ). Esta foi a 4ª edição do maior evento da região voltado à celebração do Dia Internacional da Mulher Negra. Gratuito e acolhedor, o encontro exalta o protagonismo das mulheres negras por meio do Prêmio Aquilombar, que desde 2022 homenageia trajetórias de luta, educação, cultura e transformação social.
Rute Pereira, fundadora do Hub Pretas no Topo, celebrou a força coletiva envolvida na construção do Aquilombar: “A realização desse encontro tão potente só foi possível graças ao apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, que acreditou na força do nosso projeto e se juntou a nós na missão de valorizar e visibilizar as histórias de mulheres negras que transformam realidades todos os dias”.
O presidente do sindicato, Odair Mariano, também destacou a importância da iniciativa: “O Aquilombar não é apenas uma celebração, é um ato político de valorização das lutas das mulheres negras. Como homem negro e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, estar aqui é reafirmar nosso compromisso com a diversidade, a inclusão e a justiça. A transformação social começa com o reconhecimento da força dessas mulheres”.
A presença do sindicato reforça seu alinhamento com pautas históricas e sociais que ampliam as vozes negras e femininas no Sul Fluminense.