A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), iniciou nesta semana, no bairro Aterrado, os serviços de recapeamento asfáltico de uma nova leva de ruas e avenidas. As obras estão sendo realizadas graças a um investimento de R$ 5 milhões, oriundos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A primeira via a receber o serviço é um trecho da Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado, a partir das proximidades com o Palácio 17 de Julho, e indo até a esquina com a Avenida da Integração. Os serviços tiveram início na noite dessa terça-feira (23) e seguirão nos próximos dias de noite, para minimizar os impactos no trânsito.
De acordo com a programação, as equipes seguirão, na sequência, para a Rua 537, no Jardim Paraíba, e Rua José Calazans, novamente no Aterrado. Outras vias que serão contempladas com o recapeamento são a Rua Nicanor Teixeira de Carvalho, no Barreira Cravo; Estrada da União, no Retiro; e Avenida Afrânio de Barros, na Ponte Alta.
Segundo a Secretaria de Obras, todas as vias passarão por fresagem antes do recapeamento, e haverá recuperação de calçadas em alguns casos. No total, serão recapeados 5.940 metros de ruas e avenidas, totalizando 45.895 m², aproximadamente, de asfalto aplicado.
O asfaltamento das vias contará com a aplicação do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), material reconhecido pela alta qualidade e durabilidade. Ele é composto por agregados minerais e ligante asfáltico aquecidos a altas temperaturas. Essa mistura quente é aplicada e compactada sobre a pista, formando uma superfície capaz de suportar o tráfego intenso, as variações climáticas e o desgaste do tempo. O uso do CBUQ garante pavimentos mais resistentes e seguros, sendo o tipo mais utilizado em obras de infraestrutura urbana e rodoviária no país.
“Nosso objetivo é oferecer à população um asfalto de alta durabilidade e qualidade, que vai garantir vias em ótimas condições por muitos anos”, afirmou o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles, acrescentando que ainda será definida a ordem de realização do serviço nas demais vias contempladas.