Mais Água em Angra: obra histórica avança em ritmo acelerado

Título do Post Incrível
Construção da ETA e dos reservatórios, no alto do Morro da Cruz, será iniciada nos próximos dias - Divulgação/PMAR

Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura de Angra dos Reis, a iniciativa Mais Água em Angra contempla a maior obra de abastecimento de água da história do município. O projeto prevê a implantação de um novo sistema por gravidade, que irá conduzir água do Cabo Severino, localizado na serra acima da Banqueta, até o Monte de Orações, no Morro da Cruz, por meio de nove quilômetros de rede adutora de 400 milímetros, passando pelo bairro Areal.

— A água será captada no Cabo Severino e aduzida por nove quilômetros até o ponto de tratamento, no alto do Morro da Cruz. De lá, será distribuída para a Grande Japuíba, região central da cidade e Sapinhatubas. Estamos utilizando a engenharia a nosso favor: trazendo água de uma cota de 192 metros para 145 metros, o que garante pressão adequada, abastecimento eficiente e qualidade – destacou o prefeito Cláudio Ferreti, durante visita às obras nesta quinta-feira, 24 de julho.

Na próxima semana, está previsto o início da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e dos reservatórios, com capacidade total de aproximadamente 2,5 milhões de litros, também no alto do Morro da Cruz. O novo sistema contará com três ramais principais, que atenderão diferentes regiões da cidade: o primeiro abastecerá a parte baixa, como Centro, Balneário, Palmeiras e arredores; o segundo atenderá a parte alta, incluindo Sapinhatubas, Morro da Glória, Peres e demais morros; e o terceiro será responsável pelo abastecimento da Grande Japuíba.

Até o momento, 2,5 quilômetros de tubulação já foram distribuídos ao longo do traçado, com cerca de 200 metros instalados. Todo o material já foi adquirido e aproximadamente dois quilômetros de tubos estão em estoque. A expectativa é que, até o fim do mês, os nove quilômetros estejam completamente estocados.

A execução da obra foi dividida em três frentes de trabalho: Monte de Orações até o Areal; Areal até a Banqueta, onde está sendo aberta uma nova estrada; e Banqueta até o Cabo Severino, ponto de captação da água.

— As equipes estão atuando prioritariamente nos pontos mais altos e estratégicos, por serem áreas mais suscetíveis a interrupções em dias de chuva. No Areal, por exemplo, os trabalhos seguem à margem da vala, o que permite continuidade mesmo em tempo instável – explicou o secretário de Infraestrutura, Alan Bernardo.

Projetado para operar majoritariamente por gravidade, o novo sistema terá baixo custo operacional, fácil manutenção e levará mais segurança hídrica à população.

– Como engenheiro e prefeito, fico muito feliz de ver um projeto desse porte sendo executado com tanta precisão. Essa obra vai garantir água para o Centro, Japuíba e Sapinhatubas durante oito a nove meses do ano. Nos meses de menor volume, entrará o reforço do Ariró, obra que será executada na segunda etapa do programa Mais Água em Angra – finalizou o prefeito Cláudio Ferreti.

O programa Mais Água em Angra contempla diversas ações, em andamento e já concluídas, para garantir segurança hídrica e qualidade no abastecimento da população. Entre as intervenções finalizadas, estão a revitalização e o desassoreamento da barragem do Pedrão, na Sapinhatuba 1, e o desassoreamento da barragem da Banqueta. 

Também estão em fase final obras como a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bracuí, a nova rede adutora da Gamboa do Belém e melhorias na captação, com a implementação de filtros na Monsuaba.

O programa ainda prevê grandes projetos que contemplarão outras regiões da cidade, como: melhoria na captação do Parque Mambucaba; ampliação e modernização da barragem da Banqueta; construção de uma ETA e desassoreamento da barragem de Jacuecanga; construção de ETA no sistema do Grataú; melhoria na captação e construção de Estação Elevatória de Água na Vila do Abraão; e melhoria da barragem do Belém, com obras de drenagem, pavimentação e implementação de um novo sistema de distribuição de água em 70 ruas da Itinga.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.