A força-tarefa do programa Ilha Grande em Ordem chegou nesta terça-feira (22) à Praia do Provetá. A ação contou com a participação da Secretaria Executiva da Ilha Grande, do Instituto do Meio Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR), da Secretaria Executiva de Fiscalização e Postura e da Vigilância Sanitária, além do apoio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
As equipes realizaram vistorias e ações de fiscalização, com foco na organização do espaço coletivo. Também foram aplicados autos de embargo, interdição e notificação, além da retirada de mobiliários e estruturas irregulares que avançavam sobre a área urbana de uso comum.
O secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo, destacou a importância da continuidade do programa.
– O Ilha Grande em Ordem é uma ação permanente e articulada. Nosso objetivo é garantir que cada comunidade da Ilha possa viver com mais segurança, respeito ao meio ambiente e qualidade de vida. O Provetá é o segundo maior núcleo populacional da Ilha Grande e a presença do poder público aqui é fundamental – falou Kazuo.
Mauricio Lamego, presidente do IMAAR, também ressaltou o alinhamento entre ordenamento e preservação, e fez um alerta importante à população.
– Nosso papel é zelar pelas áreas ambientalmente sensíveis da Ilha Grande, e ações como essa mostram que é possível conciliar presença humana com responsabilidade ambiental. A ocupação ordenada é um dos pilares para manter a Ilha viva e sustentável. Quem deseja construir em qualquer área da cidade deve, obrigatoriamente, solicitar as licenças ambientais junto aos órgãos competentes antes de iniciar qualquer intervenção – pontuou Lamego.