Estado reconhece calamidade financeira na Saúde de Volta Redonda

Título do Post Incrível
Pedido feito por Neto é sancionado pelo governador - Reprodução/Redes sociais

O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, sancionou a Lei 10.898/25, de autoria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj, que reconhece estado de calamidade financeira da saúde de Volta Redonda. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial de terça-feira (22). O texto foi elaborado a partir de um pedido do prefeito Antônio Francisco Neto enviado à Mesa Diretora da Alerj. A CCJ, em reunião realizada no mês de junho, aprovou a declaração e elaborou a proposta, que teve aprovação em plenário.

O reconhecimento da calamidade pública garante à prefeitura angariar recursos estaduais e federais, bem como a flexibilização de regras fiscais e administrativas, o que permite executar gastos emergenciais sem as restrições normais do orçamento. O prefeito justificou o cenário epidemiológico das neoplasias malignas, das cardiopatias e do risco de epidemia de dengue tipo 3.

Neto já havia emitido o Decreto Municipal 19.075/25, publicado no Diário Oficial de Volta Redonda em fevereiro deste ano e válido por 180 dias.De acordo com o prefeito, o município de Volta Redonda está com um déficit de R$ 32 milhões. O decreto emitido por Antônio Francisco Neto aponta longas filas de espera no atendimento de saúde, além de outros problemas estruturais.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.