O Dia do Motociclista é comemorado em 27 de julho, mas as celebrações começam já nesta sexta-feira com o Angra Motofest, na Praia do Anil, em Angra dos Reis. Com dez apresentações de rock e muita adrenalina, o evento é um dos mais tradicionais no calendário turístico regional do Estado do Rio de Janeiro.
Na sexta, a banda Faixa Etária — conhecida por se apresentar nos principais eventos de rock — fará uma homenagem especial aos motociclistas e ao cantor britânico Ozzy Osbourne, ícone do heavy metal, que faleceu na última terça-feira aos 76 anos. Ozzy realizou sua última apresentação com o Black Sabbath em 5 de julho, em Birmingham, cidade inglesa onde o gênero nasceu.
O estado do Rio de Janeiro possui a terceira maior frota de motocicletas do país, com cerca de 1.218.877 veículos registrados em 2023, segundo dados do Detran-RJ. Para o presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ), Carlos Maggiolo, o dia 27 de julho é uma data para celebrar a liberdade:
— Por outro lado, também é momento de cobrar do poder público a criminalização do uso da linha chilena, com punições realmente severas, além da implementação de políticas públicas que coloquem fim a essa prática macabra que continua tirando vidas de motociclistas — alertou Magiollo.
João Willi, presidente da Companhia de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), ressaltou a importância dos encontros de motociclistas para o desenvolvimento do turismo regional:
— O turismo em Angra dos Reis está em alta mesmo fora da temporada. O Angra Motofest é um dos eventos que contribuem para atrair visitantes. A temporada de cruzeiros 2025/2026 deve registrar um crescimento superior a 30% em relação à anterior, com mais de 30 navios previstos apenas no Centro de Angra — destacou Willi.
As comemorações do Dia do Motociclista também vão se estender no sábado à cidade mineira de Volta Grande e serão encerradas no dia 2 de agosto no Encontro de Motociclistas de Sumidouro, na Região Serrana fluminense.