Durante a solenidade em Volta Redonda, o ex-deputado estadual Nelson Gonçalves estava feliz da vida. Foi lançado o livro “Nelson Gonçalves: um homem para além do seu tempo”, que faz uma homenagem direta a seu pai, Nelson dos Santos Gonçalves, ex-prefeito da cidade nas décadas de 60 e 70. O ex governante ficou conhecido como “mestre das grandes obras”. O livro foi o primeiro de uma série que será lançada para registrar nomes de figuras que marcaram a história da “Cidade do Aço”. A iniciativa da prefeitura foi realizada em parceria com a FOA (Fundação Oswaldo Aranha) e o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda).
O próximo homenageado será Sérgio Loureiro, um empresário que apostou em Volta Redonda e gerou empregos, principalmente, pela Transportadora Excelcior. Ele morreu em 2020, depois presidir a transportadora por nada menos do que 60 anos. Um ano depois de sua morte, em 2021, o prefeito Neto inaugurou o “Monumento Estradas Sérgio Loureiro”, na Rodovia dos Metalúrgicos. “Sérgio deixou um legado nas estradas do país e, principalmente, no Sul Fluminense”, disse o prefeito, disse Neto, na ocasião da inauguração.
O lançamento do projeto “Trânsito Seguro VR” também foi feito durante a festa pelos 71 anos de Volta Redonda. Uma tenda foi montada na Praça Brasil e teve até distribuição de panfletos e outras ações de conscientização sobre os riscos do desrespeito às leis de trânsito. A primeira campanha tem como tema “Tela Vista, Risco na Pista”, com foco no uso de celular por motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Essa iniciativa vai para a conta do coronel Luiz Henrique, secretário da Semop (Secretaria de Ordem Pública).