Nesta quarta-feira (16) o município de Barra do Piraí e a prefeita Katia Miki receberam a visita do Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe, e da vice-cônsul, Kana Hasegawa. Com o principal objetivo de estreitar relações entre a cidade e o consulado japonês no estado, o encontro marcou a força das parcerias voltadas ao desenvolvimento do município.
Em sua primeira programação na cidade, o cônsul se reuniu com a prefeita em seu gabinete para entender a situação de Barra do Piraí no momento. Diante do cenário, Takashi deixou claro que a aproximação entre as partes é de suma importância. Assim, foi discutida a possibilidade de negociações com o governo e empresas japonesas, que, por sua vez, poderiam agregar a vários setores do município.
“A visita do cônsul e da vice-cônsul a Barra do Piraí mostra que nossas parcerias se estendem para muito além do que nós mesmos imaginamos. Nas discussões, percebemos uma boa perspectiva dessa parceria para o desenvolvimento do nosso município. Agora, trabalharemos em cima do que foi discutido para verificar as possibilidades que tragam benefícios ao município”, disse a prefeita Katia Miki.
A vinda dos representantes do Consulado Japonês ao município também veio carregada de simbologias, visto que neste ano são comemorados os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil. Além disso, Katia é a única chefe do Executivo de origem nipo-brasileira no estado do Rio de Janeiro. À tarde, o cônsul e a vice-cônsul participaram de um almoço com a prefeita e as famílias de origem nipônica no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, que foi inteiramente decorado para fazer jus à cultura japonesa.
Katia Miki ressaltou o quanto essa visita significa para ela e para as famílias nipônicas que vivem no município.
“Quero, primeiramente, agradecer a presença do Takashi Manabe e da vice-cônsul, Kana Hasegawa, que prestigiaram a nossa cidade. Essa visita significa muito para todos nós que possuímos origem nipônica em nosso sangue. É um momento de celebração, de resgate das nossas raízes e, principalmente, de reconhecimento da contribuição valiosa do povo japonês para a nossa cidade. E, por fim, agradeço pela presença de todas as famílias barrenses de origem japonesa: família Watanabe, família Sano, família Suzuki, família Miki e família Uchida”, disse a prefeita.
Após o almoço, no auditório do Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, Takashi concedeu uma palestra sobre a cultura japonesa, bem como sua relação com o Brasil. Neste momento, o cônsul, que veio pela primeira vez a Barra do Piraí, destacou a receptividade do município.
“Esta é a minha primeira oportunidade de conhecer a cidade de Barra do Piraí, e é uma grande alegria para mim. Quero agradecer muito pelo convite, em especial a prefeita Katia Miki. Já estou encantado com a cidade e gostaria, desde já, de poder voltar em outra ocasião. Agradeço também a presença dos vereadores, autoridades e de todos que estão aqui conosco. Muito obrigado”, disse o Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe.
Por fim, concluindo a agenda do cônsul em Barra do Piraí, a prefeita, acompanhada do presidente da Câmara Municipal, Rafael Couto, e do vereador Elves Costa, o levou para conhecer o maior hospital de urgência do município, a Santa Casa, para apresentar as estruturas e demandas no local, também visando uma futura parceria. A programação dos representantes do Consulado Japonês do Rio de Janeiro em Barra do Piraí reuniu diversos membros do secretariado municipal, incluindo o secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida.
De modo geral, a visita do cônsul foi considerada pelo poder público como enriquecedora e promissora, trazendo perspectiva de futuros negócios e parcerias com órgãos e empresas nipônicas que possam chegar até Barra do Piraí.