O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, realiza, nesta quarta-feira (16/07), operação contra um grupo criminoso especializado em aplicar golpes de empréstimo consignado em idosos. A ação é da Delegacia do Consumidor (Decon). Os agentes cumprem 13 mandados de busca e apreensão na capital, na Baixada Fluminense e na região da Costa Verde. A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 500 mil das contas bancárias dos envolvidos. Quatro vítimas procuraram a Polícia Civil.
“A Polícia Civil tem atuado com firmeza para combater as organizações que cometem esses crimes cruéis contra os idosos, que são as pessoas mais vulneráveis. Vamos seguir trabalhando com inteligência e planejamento para proteger a população da terceira idade que contribuiu e ainda contribui muito para a sociedade”, afirma o governador Cláudio Castro.
De acordo com as investigações, a quadrilha possuía acesso a dados das vítimas e oferecia falsas condições vantajosas para a quitação do empréstimo consignado. Os criminosos convenciam as vítimas a fazer a transferência do valor enganando que as dívidas anteriores estavam quitadas. As pessoas só descobriam o golpe no mês seguinte, quando a parcela do novo empréstimo era cobrada.