A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania de Angra dos Reis promoverá a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres no dia 25 de julho, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. A conferência é aberta ao público feminino e tem como objetivo ampliar o diálogo, ouvir propostas da sociedade civil e fortalecer as ações voltadas à equidade de gênero no município. As inscrições serão feitas no local, no início do evento, previsto para as 8h30.
Serão discutidas pautas fundamentais para o avanço das políticas públicas voltadas às mulheres, como o enfrentamento às violências de gênero, o fortalecimento da rede de proteção, a ampliação do acesso a direitos e a garantia de maior representatividade feminina nas decisões políticas. Ao final da conferência, haverá a eleição das delegadas que representarão Angra na etapa estadual. As interessadas em concorrer deverão apresentar, no ato da inscrição, uma declaração por escrito da instituição que representam.
A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê, ressaltou a importância da mobilização e da escuta ativa da população feminina para o avanço das políticas públicas no município.
— A 4ª Conferência é um espaço essencial de construção coletiva, onde as mulheres têm voz e protagonismo para apontar caminhos, propor soluções e reivindicar direitos. O município de Angra dos Reis tem feito avanços importantes na construção de políticas públicas voltadas para as mulheres, mas ainda há muitos desafios. É por isso que momentos como esse são tão significativos, eles nos ajudam a ouvir quem vive na ponta, quem enfrenta as desigualdades todos os dias. Nosso objetivo é construir, juntas, uma cidade mais justa, inclusiva e segura para todas as mulheres angrenses — destacou a secretária.
A conferência integra o calendário nacional de debates promovidos pelo governo federal, e é uma etapa preparatória para as conferências estadual e nacional.
Programação da 4° Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
25 de julho de 2025 – Sexta-feira
“Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”
8h30 – Credenciamento
9h – Mesa de abertura
10h – Composição das autoridades presentes
10h35 – Apresentação de dança Studio Pisa
10h50 – Apresentação de dança Studio Camila Nelis
11h – Leitura do Regimento interno (Jane Moté)
11h15 – Palestra de abertura com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas” com a Dra. Paula Loureiro, delegada titular da DEAM
12h – Almoço
13h – Retorno com apresentação musical com Drª Cristina Morais
13h20 – Montagem dos grupos temáticos e divisão dos eixos
Discurso de abertura dos eixos (Ana Letícia)
14h50 – Sistematização
15h50 – Plenária para votação das propostas
16h20 – Eleição para as delegadas para a Conferência Estadual
17h – Encerramento